Futebol

O que está em jogo na volta do Campeonato Carioca

A corrida pela volta do Carioca, que se dará com o Flamengo x Bangu desta quinta-feira, é mais do que a ânsia para matar a saudade do futebol. É uma aposta dos clubes para fazer a roda econômica girar, em que pese a qualidade técnica do produto e os números de casos de coronavírus no Rio. Dados desta terça-feira da Secretaria Estadual de Saúde apontam 239 novas mortes nas últimas 24 horas no Rio de Janeiro. No mesmo período, foram 2.397 novos casos.

Cinco testes positivos vieram do Botafogo. O clube ainda não tem os resultados totais dos cerca de 400 exames feitos em jogadores, comissão técnica e pessoas próximas. Mas já sabe que há infectados no elenco, todos assintomáticos.

A celeridade adotada pela maioria dos clubes na marcação das partidas pode trazer um cenário de defasagem técnica e física em relação ao que se jogou no começo da temporada e também no que se poderia apresentar, caso houvesse mais tempo de recondicionamento.

Mas a prioridade agora é econômica. A crise trouxe impacto nos elencos. Houve dispensas, e as equipes têm como válvula de escape jovens ainda com contrato amador. Até por isso o arbitral aprovou que sejam relacionados até 12 atletas sem vínculo profissional nas partidas restantes do Carioca.

— Lamentavelmente, não conseguimos segurar todos os jogadores. Tínhamos 30 no elenco, e agora temos 17. Até conseguimos reduzir a folha salarial, que era de R$ 230 mil, em 50% — disse Marcelo Barros, presidente da Portuguesa, em quinto no Grupo A, com chances matemáticas de classificação.

Faltam duas rodadas da Taça Rio, e há uma corrida para ajustes burocráticos. O Macaé, próximo adversário do Vasco no Grupo B, começou a semana sem jogadores registrados no Boletim Informativo de Registro de Atletas (BIRA) da Ferj. Só nesta terça, oito jogadores foram regularizados. Outros 12 dependem do envio dos contratos à CBF para terem condição de jogo.

Os novos vínculos registrados têm duração de três meses, medida emergencial enquanto não há mudança na legislação federal que permita acordos com duração mínima de 30 dias. Essa, inclusive, é demanda dos clubes junto ao Congresso e à presidência da República.

Questão dos salários e da TV

Principalmente para os times de menor investimento, é interessante que o Estadual se resolva em junho, assim não é necessário entrar em mais uma folha salarial. Mesmo se o jogador tiver contrato em vigor, os dirigentes entendem que seria mais fácil uma negociação em direção à rescisão com o torneio encerrado.

Voltar a jogar o mais rápido possível é interessante porque os clubes receberiam os valores restantes dos direitos de transmissão. Houve um acordo para que a totalidade seja paga ao fim do campeonato. E com portões fechados, não dá para contar com bilheteria. Essa lógica faz sentido para o Vasco, que tem dificuldades para manter os salários em dia.

TV:Flamengo rejeitou primeira proposta da Globo, mas negociação segue

Com o Flamengo, não há contrato de TV em vigor. O clube já rejeitou a primeira proposta da Globo. Mas o retorno às partidas aumenta a exposição de parceiros comerciais, algo que, na visão do clube, pode acelerar o fechamento do acordo com um novo patrocinador master.

O próximo adversário rubro-negro é o Bangu, que dispensou jogadores.

— Saíram os que não eram titulares e fizemos um realinhamento de salários — disse o presidente Jorge Varela.

No Boavista, que manteve a maior parte do elenco, houve até contratação: Pecel, que era artilheiro do Paraense.

Fonte: Agência O Globo
  • Domingo, 14/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Grêmio Grêmio 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir