Outros Esportes

Olimpíadas: Conheça Pedro Barros, medalhista de prata no Skate

Mais uma vez, o Brasil foi representado nos Jogos Olímpicos de Tóquio: Pedro Barros, de 26 anos, foi prata na categoria park masculino. Pode não ter vindo o ouro — algo que não chegou a ser lamentado — mas faltava uma medalha olímpica na galeria de um dos maiores skatistas que o Brasil teve em sua história. Não falta mais.

— A gente vem lutando a vida inteira. Sempre fui rodeado de pessoas maravilhosas. Pessoas que lutaram para fazer da minha vida, uma vida melhor. Essa bandeira às vezes pode ser vista de cabeça para baixo, mas a minha história pode servir de exemplo. Está na nossa mão para construir um lugar melhor. Com união e respeito, a gente consegue — afirmou Pedro Barros.

Mais do que um atleta olímpico, Pedro Barros é um influenciador. O skatista de 26 anos tem em seu currículo títulos mundiais, a paixão assumida pelo Avaí e uma disputa sadia com os astros Michael Phelps e Usain Bolt.

Barros concorreu ao mesmo prêmio com astros olímpicos em 2017, quando foi finalista do Laureus Sports Awards, que premia destaques do esporte durante o ano. Na ocasião, ele disputou o prêmio "atleta de ação" após ter sido campeão no X-Games, mas acabou batido pela britânica Rachel Atherton, do mountain bike. Bolt concorreu a "atleta masculino" e Phelps a "retorno do ano".

Nascido na comunidade do Rio Tavares, região isolada de Florianópolis, Pedro Barros também já foi indicado duas vezes ao Epys Awards, prêmio famoso de uma televisão norte-americana.  Filho do ex-surfista André Barros, o skatista começou a andar de skate aos dois anos — ainda de fraldas, segundo ele. Desde então, coleciona recordes e títulos.

Aos 14 anos, foi o mais jovem a desafiar uma megarrampa. Aos 15, venceu o X-Games pela primeira vez (hoje detém mais de dez medalhas) e, aos 26, pode se orgulhar de ser sete vezes campeão mundial na categoria do Skate Park.

Hoje é apontado como o sucessor de Sandro Dias e Bob Burnquist como o principal representante do país na modalidade. Ele também já declarou ser assumidamente torcedor do Avaí, e tratado pelo clube como o torcedor mais ilustre ao lado de Gustavo Kuerten. Também tem simpatia pelo Vasco pela sua família torcer para o clube carioca. 

A prata de Barros garantiu 19 pódios ao Brasil e igualou o desempenho na Rio-2016, que até então era a melhor campanha em uma Olimpíada. Já são 15 medalhas no peito dos atletas brasileiros e três pódios aguardando para serem definidos.

Luiz Francisco fica em 4º

Quarto colocado, Luiz Francisco é de Lorena, no Estado de São Paulo, e o brasileiro melhor colocado no ranking do World Skate, sendo o terceiro colocado. Para poder garantir vaga em Tóquio, Luizinho precisou viajar de uma ponta a outra do globo. Entre julho e setembro de 2019, disputou duas classificatória — uma em Najing, na China, e outra em São Paulo.

Sua história até a chegada na Olimpíada é marcada por dificuldades financeiras, que incluem morar em um apartamento de dois quartos com mais seis pessoas. Muitos amigos de Luizinho treinavam no vert e no bowl. O paulista ficou admirado com a possibilidade de “voar alto”, deu uma chance para o park e a paixão bateu à primeira vista. Desde então, começou a se especializar na categoria.

Luizinho tem a Cave Pool, pista de skate no bairro do Butantã, como um símbolo de sua trajetória até o sucesso no esporte. O brasileiro é um dos principais nomes do esporte na atualidade. Conquistou campeonatos amadores no país e o Vans Park Series em 2017. Já em 2019, foi vice-campeão mundial de park.

Já Pedro Quintas, o oitavo colocado, começou sua caminhada muito jovem: recebeu seu primeiro skate aos três anos de idade. Contando com a ajuda de seu pai, que sequer sabia andar de skate, em seus primeiros passose logo passou a frequentar a pista localizada no Parque Novo Mundo, na Zona Norte de São Paulo.

Convivendo ao lado de outros skatistas, os treinos passaram a se tornar mais sérios e, hoje com apenas 19 anos, Quintas hoje encontra-se em 10º lugar de sua modalidade no ranking criado pela World Skate.

No último mundial da modalidade de Park, o skatista competiu com uma lesão no ligamento do joelho direito, mas ainda alcançou a terceira colocação, ficando atrás de Luizinho e do grande campeão norte-americano, Heimana Reynolds.
 

Foto: Divulgação/VascoPedro Barros
Pedro Barros

Fonte: - O Globo Online
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário