Futebol

Opinião: Melhora no Vasco por troca de técnico é uma incógnita

Em situação dramática no Campeonato Brasileiro, o Vasco optou por uma velha receita para tentar escapar da segunda divisão em 2014: a diretoria do clube decidiu demitir o técnico Dorival Junior e contratar Adilson Batista. O novo treinador chegou otimista e prometeu fazer o impossível para ajudar o time. A pergunta é se ele terá tempo para tanto. Faltando apenas sete rodadas, é possível mudar uma equipe afundada em problemas e transformar uma história de terror para a torcida em uma de superação?

Trocar de técnico quando o time está mal é recurso praticamente tão antigo quanto o futebol. E também sabe-se que tal atitude é um tiro no escuro. Às vezes dá certo, e estas são as que mais chamam atenção; noutras, não adianta nada. Assim, não há garantias de que o Vasco vai escapar da degola ao colocar Adilson Batista no lugar de Dorival Júnior.

A rigor, não se sabe nem se o time vai melhorar, considerando-se como meio que comparação o que vinha apresentando até agora. E por quê? Porque o time é fraco. O elenco é composto em sua maioria de jogadores ruins, refugos de outros clubes, que se escoram no cansado talento de Juninho Pernambucano e na ousadia juvenil de Marlone e de Willie. E no bom desempenho de Pedro Ken como volante. Tecnicamente é pouco.

Outro recurso utilizado nessas horas pelo técnico que chega é tentar motivar o  grupo. Mas como motivar um elenco sem  confiança, que convive há meses com atraso nos salários e que enfrenta pressão dos torcedores – alguns deles reclamam até de modo intimidador.

Tempo para dar “nova cara” ao time Adilson não tem. Vai ter de apelar para um esquema de emergência, seguro e prático. Dará certo? A incógnita é ainda maior pelo fato de o próprio Batista há muito tempo não conseguir fazer um trabalho digno de nota.

 

Fonte: Almir Leite – Estadão
  • Domingo, 01/11/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Palmeiras Palmeiras 1
    Copa do Brasil Nubank Parque
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 26 (41,94%)
Empates 16 (25,81%)
Derrotas 20 (32,26%)
Total 62
Gols
Marcados 84 (54,55%)
Sofrido 70 (45,45%)
Total 154
Saldo 14
Cartões
Amarelos 122 (91,73%)
Vermelhos 11 (8,27%)
Total 133