Futebol

Rival: Vitória demite seu técnico; clube baiano ainda vai enfrentar o Vasco

O Vitória anunciou nesta segunda-feira, 2 de novembro de 2026, a demissão do técnico Jair Ventura. A decisão foi tomada após a derrota por 2 a 0 para o Coritiba, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com apenas três vitórias em 14 jogos no segundo turno e sem vencer fora de casa há 17 partidas no Brasileirão, o time ocupa a 14ª posição na tabela, com 38 pontos. O Rubro-Negro está apenas dois pontos acima da zona de rebaixamento, faltando cinco rodadas para o término da competição.

Jair Ventura esteve à frente do Vitória em 69 partidas, alcançando um aproveitamento de 49%. Durante sua passagem, ele evitou o rebaixamento em 2025, conquistou a Copa do Nordeste em 2026 e levou o time às quartas de final da Copa do Brasil deste ano.

O auxiliar Cléber dos Santos foi designado como técnico interino e já iniciou os treinamentos visando à próxima partida.

Veja como foi o comunicado do clube baiano nas rede sociais

O Esporte Clube Vitória comunica a rescisão de contrato com o técnico Jair Ventura. Ao lado dos assistentes Emílio Faro e Antônio Macedo, que compõem sua comissão técnica, Jair teve papel decisivo na permanência do clube na Série A em 2025, foi campeão da Copa do Nordeste em 2026 e conduziu nosso time às quartas de final da Copa do Brasil 2026.

Deixamos nosso agradecimento por todas as conquistas e momentos marcantes, e desejamos muito sucesso na continuidade de sua trajetória.

Obrigado, Jair!

Eliminação para o Vasco na Copa do Brasil

Com Jair Ventura, o Vitória perdeu os dois jogos das quartas de finais da Copa do Brasil contra o Vasco. Os placares foram 1 a 0 em São Januário e 2 a 0 no Barradão.

Especulado antes do acerto com Pedro Emanuel

Em julho de 2026, o Vasco esteve próximo de avançar nas negociações com Jair Ventura para o comando da equipe. O clube buscava um novo treinador após a demissão de Renato Gaúcho, que havia ocorrido no mês anterior. Jair Ventura, na época à frente do Vitória, foi consultado pela diretoria cruz-maltina.

Apesar do interesse inicial, a negociação não chegou a se concretizar. Jair Ventura evitou comentar publicamente sobre o assunto enquanto ainda tinha vínculo com o clube baiano. Além disso, Fábio Mota, presidente do Vitória, assegurou que o técnico permaneceria em Salvador.

Com as tratativas estagnadas e outras opções nacionais não se concretizando, como Fernando Seabra e Franclim Carvalho, o Vasco optou por contratar Pedro Emanuel. O português foi anunciado oficialmente no dia 10 de julho de 2026.

Curiosamente, os caminhos de Pedro Emanuel e Jair Ventura voltaram a se cruzar ainda na mesma temporada. O Vasco eliminou o Vitória nas quartas de final da Copa do Brasil.

Foto: TV Vitória, Reprodução/YoutubeJair Ventura
Jair Ventura

Fonte: SuperVasco‎‎‎‎‎‎
  • Domingo, 01/11/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Palmeiras Palmeiras 1
    Copa do Brasil Nubank Parque
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 26 (41,94%)
Empates 16 (25,81%)
Derrotas 20 (32,26%)
Total 62
Gols
Marcados 84 (54,55%)
Sofrido 70 (45,45%)
Total 154
Saldo 14
Cartões
Amarelos 122 (91,73%)
Vermelhos 11 (8,27%)
Total 133