Os últimos minutos de uma partida costumam ser dramáticos para alguns clubes. Este é o caso do Vitória, que sofreu dois gols nos acréscimos no empate com Sport, na última quarta-feira, e deixou escapar pontos preciosos na luta contra o rebaixamento. Como consequência, o Rubro-Negro é a equipe mais vazada na reta final das partidas do Campeonato Brasileiro.
Segundo levantamento do Gato Mestre, o Vitória foi vazado cinco vezes depois dos 40 minutos da etapa final em 16 jogos na Série A. Três destes gols foram marcados nos últimos quatro jogos: derrota por 1 a 0 para o Internacional e empate por 2 a 2 com o Sport.
O trabalho de Carille tem apenas quatro jogos, mas já ultrapassou o de seu antecessor Thiago Carpini em gols sofridos no fim dos jogos. Com o antigo treinador, o Vitória foi vazado duas vezes na reta final em 12 rodadas: na derrota por 2 a 1 contra o Flamengo e no empate por 2 a 2 contra o Atlético-MG.
Atrás do Vitória na lista aparecem Internacional, Santos, Sport e Vasco, todos com quatro gols sofridos depois dos 40 minutos do segundo tempo.
Gols sofridos na Série A a partir dos 40 minutos do segundo tempo:
Os quatro times empatados na segunda posição estão entre as piores defesas do torneio. Inter, Vasco e Santos têm o quinto sistema defensivo mais vazado (19 gols sofridos). O Sport é o segundo (23), atrás apenas do Juventude, que tem a pior marca entre as três primeiras divisões do país (28).
Inter e Sport atingiram este patamar na última rodada: os colorados sofreram gol do Santos nos acréscimos do segundo tempo, assim como o Rubro-Negro foi vazado por Renzo López, do Vitória, antes de buscar o empate.
Na outra ponta da lista estão Flamengo, Botafogo Cruzeiro, Corinthians e Mirassol, vazados apenas uma vez no fim dos jogos. O primeiro também tem a melhor defesa da Série A, com seis gols sofridos, seguido por Botafogo (sete) e Cruzeiro (nove).
As equipes têm nova oportunidade de melhorar o aproveitamento neste sábado, quando começa a 17ª rodada do Brasileiro.