Peso de Romário anima o Vasco

05/01/2006 às 22h02 - FUTEBOL

Romário já começou a pré-temporada. Não com os companheiros, no Vasco-Barra. Mas com o fisioterapeuta Marcelo Coutinho, o Rato, que cuida do Baixinho no clube. Tudo para atingir o peso considerado ideal.

Além disso, Romário entrou em contato com o técnico Renato Gaúcho e confirmou que vai treinar pela primeira vez com o elenco nesta sexta-feira.

Romário realizou trabalhos físicos nos dois últimos dias. Correu e fez musculação. Segundo Marcelo Coutinho, o Baixinho está com 74,5kg. Um peso considerado, pelo fisioterapeuta, excelente para quem está voltando de férias. Em forma, o atacante passou o ano passado, quando marcou 31 gols pelo Vasco, entre 73kg e 74kg.

Mas Romário estaria bem acima do peso se fosse utilizado um método comum entre os médicos e desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, o IMC. Com 1,68m de altura, o Baixinho deveria estar pesando entre 68kg e 70kg.

A explicação é que o atacante do Vasco possui um biótipo diferente da maioria das pessoas. Mas algo normal entre os atletas. Por isso, teria mais massa muscular e, conseqüentemente, mais peso.

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma fórmula que indica se um adulto está acima do peso (resultado da fórmula entre 25 e 30), se está obeso (acima de 30), se abaixo do peso ideal considerado saudável (menos de 18,5) ou se está no peso normal (entre 18,5 e 25). A fórmula para calcular o IMC é: IMC = peso / (altura)². No caso de Romário, o resultado da conta dá 26,3.

Fonte: GloboEsporte.com