Futebol

Pikachu reencontra o Coritiba, adversário onde participou de lance infeliz

Yago Pikachu voltou para o Rio com o peso da derrota nas costas no fim de setembro do ano passado. O Vasco era o quarto colocado no Brasileirão e enfrentar o Coritiba, àquela altura já na zona de rebaixamento, parecia uma boa oportunidade para os cariocas seguirem em alta. Mas o jogador cometeu pênalti infantil nos acréscimos e viu o time ser batido no Couto Pereira. Seria o começo da derrocada do Vasco e o fundo do poço para o lateral em 2020.

Neste sábado, o cenário é de recomeço para o jogador e a equipe, que tenta a segunda vitória em três partidas em 2021. Às 21h, em São Januário, o adversário novamente será o Coritiba. Yago Pikachu seguirá escrevendo a história de sua sexta temporada pelo cruz-maltino.

O ano passado não teve começo nem final feliz. Pela primeira vez, foi de janeiro a dezembro sem marcar um gol sequer pelo time da Colina. Perdeu status a ponto de virar reserva com o técnico Ricardo Sá Pinto.

— Foi um ano muito difícil. Quando as coisas não dão certo é difícil até dormir. Acho que nunca fiquei também tanto tempo sem marcar um gol.

O céu começou a clarear depois da chegada de Vanderlei Luxemburgo. O treinador conhece o jogador da primeira passagem pelo Vasco, em 2019, e fez questão de trazê-lo de volta à equipe titular. Adiantou Pikachu para a ponta direita e tirou dele maiores responsabilidades na marcação, justamente aquilo que vinha sendo sua maior fraqueza em 2020. O jogador respondeu com atuações melhores, contra Atlético-GO e Botafogo:

— Tive ótimos momentos na primeira passagem dele (foram cinco gols e a condição de primeiro batedor de pênaltis). Ele sabe que pode contar comigo não só na lateral, mas em outras posições. O Luxemburgo passa confiança, não só para mim, mas para todo o grupo.

Com tantas dificuldades nos últimos tempos, às vezes o que falta ao Vasco é um pouco de autoestima. Yago Pikachu chegou em 2016 para jogar a Série B, disputou a Libertadores em 2018 e hoje briga para manter o time na Série A. Quando faz um balanço do clube nesses cinco anos, vê o saldo positivo:

— Hoje temos um CT e a mobilização do torcedor é impressionante. Acredito que o clube esteja no caminho certo e posso ver isso de perto. O Vasco tem potencial para nos próximos anos brigar por títulos.

Fonte: Extra Online
  • Domingo, 21/12/2025 às 18h00
    Vasco Vasco 1
    Corinthians Corinthians 2
    Copa do Brasil Maracanã
  • Quinta-feira, 15/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Maricá Maricá
    Campeonato Carioca São Januário
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Pablo Vegetti 27
Jogos
Vitórias 23 (32,39%)
Empates 20 (28,17%)
Derrotas 28 (39,44%)
Total 71
Gols
Marcados 94 (50,00%)
Sofrido 94 (50,00%)
Total 188
Saldo 0
Cartões
Amarelos 153 (93,87%)
Vermelhos 10 (6,13%)
Total 163