Torcedores de uma organizada do Vasco entraram em São Januário, na manhã deste domingo, e espalharam provocações ao Corinthians - os dois clubes se enfrentam às 16h (de Brasília) pelo Brasileirão. Autorizado pela direção do clube carioca para colocar o material de apoio, uma medida corriqueira, esse grupo de vascaínos aproveitou a oportunidade para ir ao setor visitante do estádio e fazer pichações em alusão a brigas entre torcidas, pendurar galinhas de plástico, colocar bandeiras do Palmeiras e jogar milho no local.
Entre as pichações, os vascaínos escreveram "2009". Foi alusão à morte de um torcedor do Corinthians em uma briga de torcidas em São Paulo naquele ano.
Por volta do meio-dia, o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe) ordenou a retirada das provocações. Em contato com o ge, a Polícia Militar do Rio confirmou a informação.
— A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, de acordo com o Comando do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios, durante vistoria no estádio, assim que a unidade constatou as faixas, inscrições e outras provocações presentes no setor destinado à torcida visitante, determinou a remoção de todos os materiais — detalhou a nota da Polícia Militar.
Após a determinação da polícia, o Vasco destinou funcionários que trabalham no clube a removerem todas as provocações. Por volta das 14h, quando os portões de acesso foram liberados aos torcedores visitantes, não havia mais nenhuma provocação no local. Somente alguns milhos espalhados no chão ainda estavam presentes. Procurado, o clube ainda não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido.
Depois da remoção das provocações, membros da principal organizada do clube subiram em um dos prédios perto de São Januário e colocaram uma faixa em alusão à morte de um torcedor do Corinthians em uma briga de torcidas em São Paulo, em 2009. A faixa estava escrito "Marginal Tietê 03/06/2009", data do ocorrido.