Futebol

Próximos dias serão decisivos para situação de Ricardo Sá Pinto

Um dos pilares no início do Campeonato Brasileiro, quando o Vasco chegou a ser sensação da competição, a defesa desmontou. O time levou nove gols nos últimos três jogos e se tornou presa fácil para os adversários no período. São três derrotas consecutivas que afundaram o time na zona de rebaixamento e ainda representaram a eliminação do time na Sul-Americana.

Isso representa uma mudança de postura defensiva. Sob o comando de Ramon Menezes, o Vasco disputava a liderança e ainda tinha o rótulo de defesa menos vazada da competição com apenas cinco gols sofridos em sete jogos. Desde então, o sistema defensivo foi piorando até chegar ao atual estágio com o técnico Ricardo Sá Pinto.

Mas não é só a defesa. O ataque também parou de balançar as redes. Na Atual temporada, são 39 gols em 42 partidas. Desse total, Germán Cano marcou 19, o que representa 48% das vezes que o Cruzmaltino balançou as redes. Sob o comando de Sá Pinto, o time marcou apenas oito vezes.

A fase e muito ruim. Foram apenas seis gols anotados nos últimos dez jogos. Nesse recorte, o Vasco teve apenas uma vitória, quatro derrotas e cinco empates. Isso colocou o time definitivamente na luta contra o rebaixamento e em situação bastante delicada.

Mais que isso, a situação de Ricardo Sá Pinto também não é nada boa. Internamente ele já vinha sendo bastante questionado após a eliminação da Sul-Americana com derrota em São Januário. A goleada sofrida para o Grêmio, em Porto Alegre piorou bastante o quadro. Sua permanência no cargo não é uma garantia e os próximos dias serão decisivos.

"Acredito que vamos sair dessa situação, não tenho dúvidas. Acredito que teremos bom resultado contra o Fluminense. Eu acredito muito na nossa equipe e na capacidade dos nossos jogadores. Agora, fiquei triste pois tínhamos a expectativa de conseguir bom resultado aqui. Eu acredito na equipe. No dia em que não acreditar, serei o primeiro a comunicar à direção que não tenho condições de continuar mais", disse o português após derrota no Sul.

"Nesta altura, a prioridade é sair desta zona. É a prioridade. Temos de assumir com seriedade. A prioridade é sair dessa zona. É o objetivo. Depois, vamos ver o que conseguimos. Se conseguimos criar outro objetivo", finalizou Sá Pinto.

Com a derrota, o Vasco se mantém com 24 pontos e na zona de rebaixamento (17ª posição). O Cruzmaltino volta a campo no domingo, quando receberá o Fluminense, no domingo, em São Januário.

Fonte: UOL Esporte
  • Terça-feira, 02/12/2025 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Mirassol Mirassol 2
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 07/12/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena MRV
  • Quinta-feira, 11/12/2025 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
  • Domingo, 14/12/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Copa do Brasil Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 26
Jogos
Vitórias 22 (33,33%)
Empates 19 (28,79%)
Derrotas 25 (37,88%)
Total 66
Gols
Marcados 91 (51,70%)
Sofrido 85 (48,30%)
Total 176
Saldo 6
Cartões
Amarelos 141 (94,00%)
Vermelhos 9 (6,00%)
Total 150