Clube

Rebaixamento colocaria em perigo as imagens de Dinamite e Edmundo

Um rebaixamento seria uma verdadeira mancha na história centenária do Vasco. Mas, certamente, marcaria de maneira mais profunda dois ícones do Gigante da Colina. Ídolos mais recentes do clube, Edmundo e Roberto Dinamite teriam sua imagem arranhada com a queda do clube para a Segunda Divisão do Brasileiro.

Dinamite, então, não quer nem mesmo pensar em ter logo em seus primeiros meses como presidente a mácula de um rebaixamento. Preocupado, tem acompanhado os treinamentos e viagens da equipe. No domingo passado, após a vitória sobre o Coritiba, Dinamite apareceu no vestiário com um alívio no rosto. E foi sincero: – Nunca sofri tanto no futebol como agora. Está sendo difícil...

O eterno ídolo da história do clube, e agora presidente, sabe que sua administração será colocada em xeque, assim como sua postura como ídolo do clube. Em São Januário, já foi até xingado. Mas não ouse perguntar se já há planejamento em curso para a Segunda Divisão. O presidente o interromperá na hora.

– Não vai cair. Não vai cair – insiste em repetir o dirigente.

Edmundo também não fica atrás.

Aos 37 anos, o maior ídolo da história recente do Vasco mostra sentir na pele o sofrimento cruzmaltino. Mas nem por isso está longe das críticas e das vaias da torcida. Embora a maior parte da galera o apóie durante os jogos, há quem dedique parte do tempo para criticar o atacante.

Artilheiro e melhor jogador do Brasileiro de 97, Edmundo desenvolveu desde então uma aliança única com a torcida vascaína. Principalmente pelos gols sobre o Flamengo.

Mas nesse ano quase nada deu certo.

Contra o Rubro-Negro, o atacante passou em branco e ainda perdeu pênalti decisivo. Mas pede um voto de confiança para a torcida.

– Sempre que ela enche o estádio, ficamos mais fortes – lembrou.

3 passagens pelo Vasco teve Dinamite como jogador. De 71 a 79, de 80 a 88 e de 90 a 92.

5 passagens tem Edmundo pelo Vasco. A primeira em 92, quando foi revelado. Depois, entre 96 e 97. Mais tarde, em 99 e 2000. Outra em 2003. E a atual.

Opinião dos especialistas - Como Dinamite e Edmundo poderiam ser afetados com uma queda?

“Claro que um rebaixamento vai arranhar um pouco a imagem, mas nada que os tire do posto de ídolos. Edmundo é ídolo pela relação dele com o clube, até porque venceu pouco lá. Dinamite deve erguer o Vasco”
Marcelo Damato, colunista do Lance!

“Evidente que um rebaixamento desgasta. Para o Dinamite, como cartola, pode ficar algo também. Para o Edmundo, talvez um pouco. Mas é aquilo, eles participaram da campanha, mas não foram determinantes”
Mauro Beting, colunista do Lance!

“Não acho que algum vascaíno culpe o Edmundo ou o presidente por um fracasso. Mas não acho que seja justo culpar Edmundo pelo time em campo ou Dinamite pela situação que o clube vive”
André Kfouri, colunista do Lance!

“A imagem de ambos ficará desgastada. Mas o passado do Dinamite no Vasco é maior do que um possível rebaixamento. Edmundo vai encerrar a carreira, e Roberto sofrerá um pouco mais”
Benjamin Back, colunista do Lance!

Histórias que se encontram
Roberto Dinamite e Edmundo têm semelhanças um com o outro. Em 92, Dinamite, eterno ídolo do clube, disputava sua última temporada como profissional. Ao mesmo tempo, surgia um jovem dos juniores chamado Edmundo, que brilhou no Campeonato Brasileiro daquele ano.

Ainda em 92 ambos foram campeões cariocas juntos. Foi o primeiro título do repertório imenso que Edmundo conquistaria na carreira e o último da vitoriosa história do atual presidente vascaíno.

Atualmente, um volta a se encontrar com o outro. Mas, agora, é a vez de Edmundo dar adeus aos gramados. Enquanto isso, Roberto Dinamite está em seu primeiro ano como dirigente de futebol. Em julho, ele assumiu a presidência vascaína no lugar de Eurico Miranda.

Fonte: Lance
  • Domingo, 12/05/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 2
    Vitória Vitória 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • A definir
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir