Futebol

Recordar é viver: Há seis anos, Vasco conquistava o Tetra Brasileiro

Há exatos seis anos o Vasco conquistava o seu tetracampeonato Brasileiro e se tornava um dos maiores vencedores da história. Mas o Vasco, Campeão Brasileiro de 2000, só poderia soltar o grito da garganta no ano seguinte, em 2001. Isso porque, o campeonato daquele ano foi muito polêmico.

Organizado pelo Clube dos 13, a competição favoreceu clubes de menor expressão que poderiam disputar a fase eliminatória. E foi o São Caetano o adversário da final com o Vasco. Na primeira partida, um empate por 1 a 1 em São Paulo, garantiu ao time da Colina, o direito do empate no Rio.

Mas no jogo de volta, com o estádio de São Januário lotado, uma briga nas arquibancadas provocou a queda de parte do alambrado e muitas pessoas se machucaram, provocando o cancelamento da finalíssima.

Depois de muita especulação sobre o destino do campeonato, uma nova partida foi marcada para o dia 18 de janeiro de 2001. Agora no Maracanã, com aproximadamente 60.000 mil torcedores, o Vasco mostrou sua superioridade e bateu o São Caetano por 3 a 1.

A partida marcou a despedida de Juninho Pernambucano, um dos grandes ídolos da torcida vascaína. Com gols do próprio Juninho Pernambucano, Jorginho Paulista e Romário— Adãozinho descontou para o time paulista—o Vasco comemorou o seu quarto título nacional.

Vasco: Hélton, Clébson, Odvan, Junior Baiano, Jorginho Paulista, Nasa, Jorginho (Henrique), Juninho Pernambucano (Paulo Miranda), Juninho Paulista (Pedrinho), Euller e Romário

São Caetano: Silvio Luiz, Japinha (Gilmar), Daniel, Serginho, César, Claudecir, Adãozinho, Esquerdinha, (Zinho), Aílton (Leto), Wagner e Adhemar

Árbitro: Márcio Rezende de Freitas

Fonte: Jornal dos Sports