Futebol

Reforços não escondem fraqueza

O Campeonato Brasileiro se aproxima e os clubes do Rio ainda tentam montar equipes dignas de lutar por mais do que contra o rebaixamento. Com desempenhos pífios no Carioca, à exceção do Botafogo, o campeão, e a necessidade de reforços evidente, os quatro grandes da capital correm contra o tempo, mas param em uma barreira ainda mais complicada de ser superada: a falta de verbas. Com isso, jogadores como Walter Minhoca, Valdir Papel e Claiton são as opções para compor os elencos que em nada animam a torcida para o resto da temporada.

Para piorar a situação dos clubes, o Brasileiro terá dois clubes a menos, mas o número de rebaixados será o mesmo. Se Vasco e Flamengo já lutaram contra o descenso no ano passado, agora a disputa será ainda mais acirrada. Um quinto dos participantes do campeonato que começa no próximo sábado irá jogar na Série B em 2007. Dos 20, quatro cairão.

Levando-se em conta que no Carioca os times pequenos, que no máximo disputam a Série C do Brasileiro, fizeram muito mais bonito que Vasco, Flamengo, Fluminense - na Taça Rio, superaram até o campeão Botafogo - a expectativa não é das melhores. Os reforços de última hora, que seriam essenciais, apenas serviram para aumentar o pessimismo da torcida das equipes do Rio.

O Flamengo foi o que mais contratou nas últimas semanas. De dois clubes, trouxe cinco jogadores. Do jovem Nova Iguaçu, surgiram na Gávea o volante Léo e o atacante Deni. De outro time que vem ganhando alguma expressão nacional apenas no últimos dois anos, o Ipatinga - foi campeão mineiro no ano passado - os rubro-negros trouxeram os meias Walter Minhoca e Leo Medeiros, além do atacante Diego Silva. O volante Goeber, do Guarani, ainda pode aparecer antes do Brasileiro.

O Vasco, que há havia contratado 11 jogadores até o começo da Taça Rio, recebeu mais três atletas recentemente: o zagueiro Thales, ex-Fluminense, o atacante Valdir Papel, que estava no Estudantes-PE, e o meia Roberto Lopes, um dos destaques do Madureira.

O Fluminense, que investiu pesado no início do ano, parece estar com seus cofres fechados depois da contratação do técnico Oswaldo de Oliveira. O último reforço foi caseiro. O atacante Alex, revelado em Xerém, voltou para as Laranjeiras. O quinto colocado no Brasileiro do ano passado terá que suar para chegar entre os primeiros novamente.

Até o campeão carioca Botafogo mostrou na Copa do Brasil - foi eliminado pelo Ipatinga - que não tem motivos para relaxar. A diretoria, que admite as deficiências do elenco, tentou uma última cartada e ontem apresentou os meias Claiton (Nagoya Grampus), Thiago (Operário-MS) e Marcelo Uberaba (Americano).

Ao torcedor, resta torcer e esperar o menos pior.

Fonte: JB Online
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Criciúma Criciúma 4
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 01/05/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Copa do Brasil Castelão
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário