Outros Esportes

Remo: Urubus ignoram fair-play e lançam "oito" na água com seis remadores

Protestos, discussões e rivalidade à flor da pele nas regatas do Estadual de Remo há muito tempo não surpreendem ninguém.
Desta vez, no entanto, a eterna briga de bastidores entre Flamengo e Vasco invadiu a raia, protagonizando uma cena lamentável na prova mais aguardada pelo público reduzido que assistiu à segunda etapa da competição, ontem de manhã, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Inconformada com a transferência para o rival dos remadores olímpicos Thiago Gomes e Thiago Almeida, classificados para os Jogos de Pequim no double skiff peso leve, a diretoria rubro-negra ignorou o fair-play e pôs na água um barco com apenas seis remadores na prova do oito.
Os dois Thiagos estão em Sevilla, na Espanha, competindo com a seleção brasileira.
Diante da polêmica em torno da transferência, os dirigentes vascaínos levaram para a regata as fichas de transferência assinadas pelo atleta em março passado, informando a Federação de Remo do Rio (Frerj) sobre a mudança.

Flamengo se apóia no CBJD e Vasco cita a Lei Pelé

Enquanto o Flamengo cita o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) para alegar que os atletas não poderiam se transferir enquanto estão a serviço da Confederação Brasileira de Remo (CBR), o Vasco usa o artigo 36, parágrafo 2 da regulamentação da Lei Pelé, que permite ao atleta amador se transferir livremente.

— Os dois têm contrato conosco.

Como estão com a seleção, não poderiam se transferir.
Então, se eles querem acabar com o esporte, vai chegar uma hora que vão descer a raia sozinhos — dispara o vice de remo do rubro-negro, Raul Bagattini. — Como não ganha nada no futebol, o Vasco investe no remo, que é mais barato. Vai passar a Olimpíada e vão abandonar todo mundo.
Do lado vascaíno, o vice de remo, Antonio Lopes Lourenço, rechaçou a hipótese de o Flamengo competir com seis remadores no oito por simples protesto. Os dois Thiagos mudaram de clube para receberem R$ 4 mil de salário, segundo Lourenço. Ele negou que o clube vá pagar R$ 120 mil de luvas a Gomes, com quem o Vasco teria dívida trabalhista.

— Eles correram com seis porque fizeram uma substituição irregular, pois os dois Thiagos não tinham condições de estar aqui. Não temos nada forjado. A transferência está toda documentada. Os atletas nos procuraram porque não recebiam no Flamengo.
Bagattini admitiu que o clube devia dois meses de salários aos Thiagos. A Federação, por sua vez, reconhece já ter recebido do Vasco a documentação da transferência.

— De direito, eles ainda são do Flamengo, porque estão na seleção. Mas, de fato, se transferiram para o Vasco. A competição salutar é na água — disse o presidente da Frerj, Alessandro Zelesco.
Na raia, deu Vasco, que venceu a segunda regata do Estadual, por 100 a 80.

Fonte: O Globo
  • Domingo, 18/01/2026 às 18h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 0
    Campeonato Carioca São Januário
  • Quarta-feira, 21/01/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Carioca Maracanã
  • Domingo, 25/01/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Campeonato Carioca Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • Sábado, 31/01/2026 às 21h00
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 28/01/2026
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
Artilheiro
Rayan 2
Jogos
Vitórias 1 (50,00%)
Empates 1 (50,00%)
Derrotas 0 (0,00%)
Total 2
Gols
Marcados 4 (66,67%)
Sofrido 2 (33,33%)
Total 6
Saldo 2
Cartões
Amarelos 2 (66,67%)
Vermelhos 1 (33,33%)
Total 3