O Flamengo fez um planejamento para a temporada priorizando as competições mais importantes, como campeonato brasileiro e a Copa Libertadores da América, das quais é o atual campeão. Para isso, como o time jogou até 19 de dezembro de 2025 e entrou em férias dois dias depois, colocou o time Sub-20 em campo nas primeiras rodadas do Estadual.
Contudo, os maus resultados do time de garotos geraram a real ameaça de eliminação, com efeitos colaterais. Isso faz com que seja discutida a possibilidade de personagens do elenco profissional reforçarem a equipe que enfrentará o Vasco nesta quarta-feira, o que pode incluir mudança até o comando técnico à beira do campo.
Os rubro-negros estão na lanterna de seu grupo e do certame no geral, com um ponto ganho. E já fizeram três partidas contra duas de 10 outros participantes. Caso não consigam pelo menos o quarto lugar entre os seus integrantes da chave, irão para o "torneio da morte", que apontará o rebaixado para a segunda divisão. Detalhe: trata-se de um quadrangular com seis jogos.
Caso vá parar na melancólica disputa, o Flamengo terá que enfrentar os outros três alijados da luta pelo título do Rio de Janeiro em ida e volta, todos contra todos. Isso aumentaria a quantidade de compromissos do elenco na temporada. Já os oito que avançarem às quartas de final disputarão no máximo mais quatro pelejas, se chegarem à decisão.
Para evitar o vexame e a ampliação do número de partidas pela frente em meio ao Brasileirão, que começará na quarta-feira da semana que vem, admite-se antecipar a estreia de alguns nomes do time profissional diante do Vasco, às 21h30 desta quarta-feira. Até a presença de Filipe Luís à beira do campo se discute. Bruno Pivetti, treinador do Sub-20 , vem trabalhando nas partidas do carioca.
Caso torne-se inevitável a disputa do quadrangular que apontará quem cairá, será preciso que jogadores do elenco principal entrem em campo. Há quem acredite que vencendo dois jogos o Flamengo já se livraria do risco de rebaixamento. Talvez sejam necessárias três vitórias, ou mais um empate. Se matematicamente livre, os meninos poderiam cumprir tabela nos compromissos restantes.
No entanto, no momento o objetivo é evitar tamanho constrangimento. Por isso é possível que alguns nomes do grupo campeão brasileiro e da Libertadores e até seu treinador apareçam no Maracanã para o clássico contra os vascaínos, que pouparam os titulares contra o Nova Iguaçu, preservando-os para encarar o rival enfraquecido.
Mais lidas