Pouco mais de um mês sem jogar pelo Botafogo, o amuleto de General Severiano irá voltar. O volante Marcelo Mattos fez sua uma partida oficial no clássico com o Fluminense, na vitória por 3 a 2, pela penúltima rodada da Taça Guanabara. Com ele em campo, o Alvinegro fez sua melhor atuação em todo o Estadual. Mas o volante se machucou, com uma inflamação na sola do pé direito, e acabou permanecendo no departamento médico. Recuperado, e com uma semana para adquirir o ritmo ideal, ele deve estar de volta para encarar o Vasco, no próximo domingo, às 18h30, no Engenhão, pela quarta rodada da Taça Rio.
Sem ele, o Botafogo enfrentou o River Plate-SE, pela Copa do Brasil, em Aracajú, e acabou amargando uma derrota por 1 a 0. Foi a única derrota do Glorioso na temporada. Na eliminação para o Flamengo, na semifinal da Taça Guanabara, o time comandado pelo técnico Joel Santana terminou a partida empatada em 1 a 1, no tempo normal, e perdeu a vaga nas penalidades, o que manteve a invencibilidade no Estadual.
Com Marcelo, foram 20 partidas disputadas, incluindo jogos do Brasileiro do ano passado, quando a equipe arrancou e chegou a figurar entre os quatro classificados para a Libertadores da América. Dessas, nenhuma derrota: 17 vitórias e três empates. Já considerado um amuleto para a massa botafoguense, Marcelo Mattos treinou bem durante a última semana e mostrou não estar sentindo mais nenhum incômodo no pé inflamado. A presença dele, portanto, está praticamente garantida para a disputa com o Vasco, no domingo. Caso a partida ocorresse numa quarta-feira, haveria uma dúvida quanto a sua escalação como titular. Porém, como terá uma semana de preparação, é provável que ele entre em campo escalado como titular.
A dúvida gira em torno da braçadeira de capitão. Loco Abreu é o atual dono dela, mas, antes de lesão, era Mattos o detentor da alcunha de comandante do grupo, apesar do uruguaio estar há mais tempo em General Severiano. Outro problema será em relação à escalação no setor. Arévalo era o substituto de Mattos no setor está na briga para se manter entre os titulares.
Lesionados
Se Marcelo Mattos está voltando, outros acabaram de entrar no departamento médico. O volante Bruno Thiago, que vinha sendo o destaque da equipe, segue em tratamento de um estiramento de grau 2 no adutor da coxa esquerda. Seu retorno está previsto para, no mínimo, quatro semanas. O zagueiro Antônio Carlos, com dores na panturrilha esquerda, deve ser avaliado durante esta semana para saber se terá condições de treinar e enfrentar o Cruzmaltino, no domingo.