O meia Philippe Coutinho foi desfalque do Vasco na última terça-feira, 15, quando a equipe perdeu por 4 a 0 para o Independiente del Valle, pela Copa Sul-Americana. A ausência do atleta se deu por conta de um desconforto muscular. Coutinho apresentou dores na panturrilha esquerda logo após o clássico com o Botafogo e voltou ao Rio de Janeiro para realizar tratamento.
Fora do jogo com o Independiente del Valle, o jogador acabou melhor avaliado pelo Departamento de Saúde e Performance (DESP) do Vasco. Como nenhuma lesão acabou constatada na perna esquerda de Coutinho, o jogador realizou alguns trabalhos de fisioterapia para diminuir as dores no local. A princípio, o trabalho realizado em Philippe Coutinho vem sendo considerado bastante satisfatório.
O jogo com o Grêmio será no próximo sábado, 19, às 17h30 (de Brasília), em São Januário. Desse modo, Philippe Coutinho ainda tem dois dias para evoluir totalmente das dores. Caso não apresente nenhuma limitação, o atleta será lançado no time titular de Fernando Diniz.
Sem poder contar com Coutinho no Independiente del Valle, o escolhido pelo treinador foi o jovem GB, que acabou substituído com apenas 11 minutos por conta da expulsão de Lucas Piton. Desse modo, o jogador também sai em vantagem para enfrentar o Grêmio caso Coutinho não tenha condições. Benjamín Garré e Alex Teixeira são outras opções viáveis para o Vasco.
Neste momento, a participação de Coutinho contra o Grêmio ainda não está definida, mas existe uma confiança interna de que o atleta possa ganhar alguns minutos. A questão é se o jogador vai iniciar como titular ou se vai ser aproveitado por Fernando Diniz no decorrer da partida.