O Rio de Janeiro terá um esquema especial de trânsito para o primeiro evento-teste do Maracanã, no próximo sábado. Nesta quarta-feira, no Centro de Operações da Prefeitura, secretários de diversas áreas anunciaram o planejamento que será executado já visando a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. A principal mudança será no acesso as principais vias de acesso ao estádio: elas serão interditadas, priorizando a passagem de pedestres. Em uma reunião emergencial, o prefeito Eduardo Paes não compareceu ao local.
A Prefeitura pede que as pessoas que irão ao evento-teste (operários da obra e convidados) usem trem, ônibus ou metrô. Há um acordo com as concessionárias para ter reforço até às 23h para entrada e saída de pedestres. A recomendação é que os torcedores utilizem as estações de São Cristóvão e Maracanã.
Entre 16h e 22h de sábado, a Radial Oeste, no sentido Centro, será fechada, assim como o a Avenida Maracanã. A grande novidade é que o Viaduto Oduvaldo Cozi será de uso exclusivo para pedestres.
- Estamos pedindo a colaboração dos torcedores para que utilizem o transporte público. Quem quiser ir de carro, não vai chegar. Vamos fazer bloqueios próximos ao estádio e nem taxistas poderão circular por ali afirmou o secretário de transporte, Carlos Roberto Osório.
Já na sexta-feira, véspera do jogo, a partir das 17h, algumas ruas no entorno do estádio serão bloqueadas para estacionamento. No sábado, dia do evento, a partir das 16h, todo o entorno do Maracanã será fechado. Somente veículos autorizados poderão circular na região.
Dois portões serão abertos: o da estátua do Belinni e o Sul, na Rua Eurico Rabelo. Não está permitida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas duas horas antes e depois do jogo no entorno do Maracanã. Essa regra também vale para os jogos de clubes no local, de acordo com o decreto em vigor desde 2009. Não haverá ambulantes.
Questionado se a norma também vale dentro do estádio, o que é permitido pela Fifa o secretário de Ordem Pública, Alex costa, foi enfático.
- Na área interna é com a Fifa, mas no entorno é com a Prefeitura enfatizou.
O amistoso entre amigos dos ex-jogadores Bebeto e Ronaldo, no sábado, será o primeiro jogo-teste do Maracanã para a Copa das Confederações. No entanto, não haverá venda de ingressos. Apenas os funcionários e seus familiares, além de autoridades e jornalistas, acompanharão a partida. São esperadas cerca de 27 mil pessoas. A presidente Dilma Rousseff e o ministro Aldo Rebelo também estarão presentes.
Entre os convidados, Romário, Júnior e Mattheus, do Flamengo, estão confirmados no time Bebeto. Uma ausência também é certa: maior artilheiro da história do Maracanã, Zico não estará presente no evento.