Ainda sem estádio para um grande clássico, Flamengo e Vasco se enfrentam neste domingo em Brasília, às 18h30, no estádio Mané Garrincha. E o palco incomum para o duelo primeiro confronto oficial longe do Rio não será o único problema deste fim de semana. Com problemas financeiros, os dois maiores rivais cariocas perderam seus ídolos recentemente, não conseguiram repor o elenco à altura e fazem uma disputa sem a identidade tradicional do confronto quase centenário.
Com times em período de formação, praticamente nenhum jogador das duas equipes possui grande identificação com as respectivas torcidas, o que acaba tirando o brilho do clássico que em um passado não muito distante teve Dedé, Vagner Love, Juninho, Felipe, Ronaldinho, Edmundo e até Romário em 2005.
Com inúmeros problemas dentro e fora de campo, o Vasco encara o Flamengo neste domingo, em Brasília, em busca de um recomeço. Para isso, aposta na estreia de Dorival Júnior e na invencibilidade do treinador no clássico dos milhões - em quatro oportunidades, o técnico que já trabalhou nos dois clubes nunca foi derrotado. Já o Flamengo precisa superar o retrospecto vitorioso do seu ex-comandante para se livrar da zona do rebaixamento em mais um jogo no estádio Mané Garrincha, sua nova \"casa\". O Rubro-Negro busca a primeira vitória em Brasília no torneio. Os times vivenciam crise financera, mas o foco está em campo.
Não tão brilhantes, mas aclamados por rubro-negros e cruzmaltinos, Fernando Prass, Obina, Diego Souza e Ronaldo Angelim também foram protagonistas nos últimos duelos entre Vasco e Flamengo. Desta vez, porém, o cenário é completamente diferente.
Com exceção do veterano Léo Moura, respeitado muito mais pelo tempo de casa e desempenhos em outros anos, o clássico que ganhou uma nova casa e verá artistas para lá de incomuns. E entre os 22 jogadores que estarão em campo, nenhuma unanimidade.
Mais experientes do Flamengo, o lateral direito e o goleiro Felipe ainda estão longe de gozarem de enorme prestígio.
E os números ainda reforçam a falta de identidade do clássico. Entre os titulares dos dois times, metade dos jogadores nunca atuaram em um Flamengo x Vasco: Michel Alves, Nei, Rafael Vaz, Sandro Silva, Alisson e André pelo cruzmaltino; Wallace, Gabriel, Carlos Eduardo, Marcelo Moreno e Paulinho no lado rubro-negro.
Ampliar
Palco do clássico, estádio Mané Garrincha abandona Padrão Fifa por \"jeitinhos\"7 fotos
1 / 7
06.jul.2013 - Locutores narram o jogo entre Flamengo e Coritiba, no Mané Garrincha em Brasília, da arquibancada Aiuri Rebello
O time ainda está em formação e teremos algumas variações. Mas acredito que a diretoria vai contratar algumas peças de qualidade e nos dar ainda mais opções, disse o técnico do Flamengo, Mano Menezes, que aposta em um time melhor e mais identificado no futuro.
Tamanha falta de identidade, que não ocorria há 10 anos (desde 2003), é refletida diretamente no desempenho das equipes e, consequentemente, na tabela. Acostumados a confrontos decisivos, Flamengo e Vasco se encaram neste domingo de olho em uma rápida recuperação no Campeonato Brasileiro.
Com apenas seis pontos em sete jogos, o Flamengo está na 18ª colocação e precisa de uma vitória para se livrar da zona de rebaixamento. O Vasco, apesar de estar na frente do rival sete pontos, também não se encontra em situação confortável e precisa dos três pontos em Brasília para largar a 14ª posição na tabela.
Mais lidas