Futebol

Spinelli já foi treinado por Maradona na Argentina e viveu seu auge em 2025

Algoz do Vasco na Copa Sul-Americana de 2025, Claudio Spinelli é esperado nos próximos dias no Rio de Janeiro para assinar contrato de três anos com o clube de São Januário. O argentino de 29 anos tornou-se conhecido para torcedor vascaíno pelos dois gols marcados que ajudaram a classificar o Independiente del Valle no confronto entre os clubes nos playoffs da Sul-Americana do ano passado.

Apesar de ainda ser pouco reconhecido no cenário do futebol brasileiro, Spinelli viveu a melhor temporada de sua carreira justamente em 2025, com 28 gols marcados em 50 partidas pelo Independiente del Valle.

Mas afinal, quem é Claudio Spinelli? De comparações com Caniggia à experiência de ser treinado por Maradona, passando por uma odisseia para escapar da guerra entre Ucrânia e Rússia, o ge reuniu histórias, curiosidades e números do atacante argentino que está a caminho do Vasco.

Comparações com Caniggia

Revelado pelo Tigre, da Argentina, Spinelli iniciou sua carreira profissional em 2017 e teve seu primeiro destaque atuando pelo San Martín de San Juan já no ano seguinte. Por lá, começou a tornar-se conhecido na Argentina como "El Pájaro", ou O Pássaro, em português. O apelido era comumente utilizado no país para se referir ao histórico Claudio Caniggia.

Pelas semelhanças físicas, com os longos cabelos loiros, e pelo estilo de jogo parecido, Spinelli herdou a homenagem ao ex-atacante, um dos maiores nomes da história da seleção argentina e conhecido por ter marcado o gol que eliminou o Brasil na Copa do Mundo em 1990.

"Não me pesa. Me parece até divertido", afirmou Spinelli, à época ao jornal Olé

Caniggia dribla Taffarel antes de fazer o gol da Argentina sobre o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo de 1990 — Foto: Getty Images

As boas atuações no futebol argentino chamaram a atenção do Genoa, da Itália. Spinelli foi comprado ainda em 2018 pelo clube italiano por 3,6 milhões de euros, mas não teve oportunidades no time profissional e, logo na sequência, foi emprestado ao Crotone.

Treinado por Maradona

A passagem pelo futebol italiano foi curta. O empréstimo ao Crotone durou apenas quatro meses, e Spinelli retornou para a Argentina no início de 2019 e passou por Argentinos Juniors e Gimnasia y Esgrima.

No Gimnasia, Spinelli foi treinado simplesmente por Diego Maradona, que foi mais um a brincar sobre as semelhanças entre Spinelli e o amigo e antigo companheiro de seleção argentina:

- Essa é boa, mas ele tem que fazer gol também. Porque todos nós nos lembramos do Cani por causa do gol contra o Brasil. Eu gritava: "Faça, faça, faça!". E quando vi a rede se mexendo, disse: "Obrigado, Cani, pelo amor de Deus". E o Taffarel saiu bem. Gosto muito do Cani e quero mandar um abraço enorme para o meu amigo - disse Maradona, saudoso. em sua apresentação no Gimnasia.

O período de empréstimo de Spinelli por lá não teve sucesso. Foram apenas nove partidas na temporada de 2020 pelo Gimnasia, sem nenhum gol marcado. Depois, o jogador ainda passaria por outros dois empréstimos sob contrato com o Genoa: para o FC Koper, da Rússia; e para o PFC Oleksandriya, da Ucrânia.

A odisseia para fugir da Guerra

O nome do atacante ganhou os holofotes para além das quatro linhas alguns anos atrás, com uma história dramática para deixar a guerra entre Rússia e Ucrânia, em 2022.

O atacante viveu um drama especial na Europa, quando defendia o PFC Oleksandriya. Com a invasão russa ao país, a imprensa argentina noticiou em peso a odisseia que Spinelli viveu para chegar à fronteira com a Polônia e manter-se em segurança.

Foram 40 horas de viagem de carro, 20 quilômetros andando para alcançar o objetivo, que só foi possível depois da ajuda de uma desconhecida. O próprio jogador, à época, contou detalhes em entrevista à rádio La Red, da Argentina:

- Foi muito estressante tudo. Não podíamos acreditar no que estávamos vivendo. O clube (Oleksandriya) nos levou até uma cidade. De lá, fomos a uma fronteira no carro do tio de um jogador companheiro meu. Na fila de carros, poderia ficar dois ou três dias. Era de 40 quilômetros. Os carros não avançavam.

- Eu estava totalmente resignado. Já tinha decidido que teria que dormir na rua. Na verdade, quem me salvou foi uma garota polonesa. A fronteira você tinha que atravessar obrigatoriamente de carro; estava tão congestionada que só deixavam passar crianças e mulheres - contou Spinelli.

O melhor ano da carreira

Depois de deixar a Europa, Spinelli voltou ao futebol sul-americano e passou por clubes como Lanús, Deportivo Maldonado e Defensor Sporting. O melhor ano de sua carreira aconteceria justamente em 2025, quando chegaria ao Independiente del Valle.

Por lá, o atacante tornou-se pilar do time comandado por Javier Rabanal. Foram 28 gols em 50 jogos. Spinelli foi o artilheiro isolado do Del Valle na temporada e principal goleador do time na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana, com quatro gols anotados em cada competição.

O jogador, inclusive, foi um dos grandes responsáveis pela eliminação do Vasco na Sul-Americana do ano passado. No jogo de ida válido pelos playoffs, o argentino anotou um dos gols da goleada por 4 a 0 aplicada na equipe comandada por Fernando Diniz, em Quito. Na volta, em São Januário, balançou as redes mais uma vez no empate em 1 a 1 que confirmou a queda vascaína na competição.

As boas atuações chamaram a atenção da comissão técnica do Vasco. Spinelli é visto como uma grande oportunidade de mercado, uma vez que não é considerado caro para os padrões do futebol brasileiro, em termos de salário e também de uma transferência em definitivo.

Apesar de ser um jogador de referência no ataque, Spinelli chama a atenção do departamento do Vasco por ser um jogador bastante físico. Aos 29 anos, o atacante, na visão da direção do clube, é capaz de brigar por todas as bolas e participar ativamente do jogo sem a bola, com capacidade de pressionar e incomodar a defesa adversária.

Foto: Independiente de Valle (IDV), Reprodução/YoutubeClaudio Spinelli
Claudio Spinelli

Fonte: ge
  • Segunda-feira, 02/02/2026 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Madureira Madureira 0
    Campeonato Carioca A definir
  • Quinta-feira, 05/02/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/02/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Rayan 2
Puma 2
Philippe Coutinho 2
Jogos
Vitórias 2 (33,33%)
Empates 2 (33,33%)
Derrotas 2 (33,33%)
Total 6
Gols
Marcados 8 (61,54%)
Sofrido 5 (38,46%)
Total 13
Saldo 3
Cartões
Amarelos 5 (71,43%)
Vermelhos 2 (28,57%)
Total 7