Clube

STJD julgará hoje (9) confusão entre Sport x Vasco na Ilha do Retiro

O julgamento no STJD perdeu importância para o Vasco em relação ao acesso, mas ainda há questões pendentes a serem definidas no tribunal.

Nesta quarta, às 11h, a 4ª Comissão Disciplinar do STJD julgará, no Rio de Janeiro, a confusão que ocorreu no empate por 1 a 1 entre Sport e Vasco, na Ilha do Retiro, em 16 de outubro, pela 35ª rodada da Série B. Na ocasião, parte da torcida pernambucana invadiu o gramado após o gol de empate de Raniel, aos 49 minutos do segundo tempo. Por conta da confusão, o árbitro Raphael Claus entendeu que não havia segurança para concluir o jogo.

Luiz Henrique é um dos tres jogadores do Vasco que serão julgados pela confusão na Ilha do Retiro — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

O Sport foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (205, 211 e 213) e também nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF, podendo ser punido com perdas de mando de campo (de uma a dez partidas), multa e também perda do ponto conquistado na partida.

Nesse caso, o Vasco seria declarado vencedor do jogo, chegaria a 64 pontos, passaria o Bahia e terminaria a competição na terceira colocação. Em campo, o time ficou em quarto, com 62 pontos. Apesar de não valer mais o acesso, o clube quer os pontos da partida por entender que houve uma "barbárie" na Ilha do Retiro que impediu o prosseguimento do jogo.

Além da possibilidade de subir uma posição na classificação final, o Vasco é réu no julgamento. O clube foi denunciado por participar de tumulto, infração descrita no artigo 257 do CBJD e que prevê multa de até R$ 20 mil.

Três jogadores denunciados

Além do clube, o Vasco teve três jogadores denunciados pela confusão na Ilha do Retiro. Raniel responderá por infração ao artigo 258-A do CBJD, que prevê suspensão de duas a seis partidas. Ele já cumpriu duas, uma vez que a promotoria solicitou suspensão preventiva. O camisa 9 foi expulso pelo árbitro Raphael Claus por provocar a torcida do Sport antes do tumulto na Ilha do Retiro.

Luiz Henrique também foi denunciado no artigo 250 e pode pegar gancho de até seis jogos. Assim como Raniel, ele já cumpriu duas partidas preventivamente. Na súmula, o árbitro relatou que Luiz arremessou um tênis e uma cadeira em direção à torcida do Sport.

O caso mais grave é o do goleiro reserva Halls. A promotoria identificou em vídeo o atleta correndo atrás de um jogador do Sport e desferindo um golpe similar a um chute contra o seu adversário. Por isso foi denunciado no artigo 254-A do CBJD por praticar agressão física. A pena prevista é de suspensão mínima de quatro partidas e máxima de 12.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri