Futebol

Times do Brasil abandonam reunião de Liga Sul-Americana

A reunião da Liga Sul-Americana de clubes, realizada no Paraguai, terminou com praticamente um rompimento entre os clubes brasileiros e o restante do continente. Os cartolas de times ficaram irritados porque suas propostas para o estatuto foram rejeitadas e se retiraram no meio da reunião. Agora, farão uma encontro próprio para decidir se abandonam de vez a liga, o que é a tendência.

Desde o início do ano, times do continente fortes – como Boca Juniors, River Plate, Peñarol – formaram um grupo para questionar a Conmebol em relação aos contratos da Libertadores. Seu objetivo era obter os documentos e com isso cobrar pelo aumento de suas receitas na competição.

Os clubes brasileiros foram chamados em seguida para integrar a organização: Santos, São Paulo, Corinthians e Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco; Inter e Grêmio, Atlético-MG e Cruzeiro. O primeiro encontro foi cordial, mas depois o entendimento desandou.

Em uma reunião em São Paulo, houve um atrito entre os times nacionais e os estrangeiros. Isso porque os clubes brasileiro exigiram que o estatuto desse privilégios a eles e aos argentinos. Ou seja, teriam maior participação na diretoria e no conselho de negociação com a Conmebol.Houve desconforto entre times dos outros países que viram arrogância dos brasileiros.

A questão ficou para ser decidida em Luque, no Paraguai. Pois bem, no encontro, a maioria dos times do continente rejeitou todas as propostas dos brasileiros para aumentar sua representação e poder na liga sul-americana. Irritados, os cartolas brasileiros simplesmente se levantaram e se retiraram da sala no meio da reunião.

A atitude torna improvável qualquer novo encontro entre os times do restante do continente e os do Brasil. Mas os clubes nacionais ainda vão realizar uma reunião para decidir o caso. Estão discutindo a questão já durante esta quinta-feira. É possível que mantenha-se o grupo de 12 times e negociem com a Conmebol em separado.

No final das contas, a briga por poder dentro da Liga Sul-Americana é uma disputa por dinheiro. O objetivo dos clubes nacionais ao buscar mais poder na entidade é forçar, no futuro, por cotas maiores na Libertadores, visto que o Brasil gera mais dinheiro para a competição do que os outros.

Fonte: Blog do Rodrigo Mattos - UOL Esportes
  • Domingo, 31/05/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 16/07/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A Barradão
  • Quarta-feira, 22/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana Atanasio Girardot
  • Sábado, 25/07/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 29/07/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Independiente Medellín Independiente Medellín
    Copa Sul-Americana São Januário
Artilheiro
Spinelli 6
Jogos
Vitórias 14 (40,00%)
Empates 9 (25,71%)
Derrotas 12 (34,29%)
Total 35
Gols
Marcados 49 (53,85%)
Sofrido 42 (46,15%)
Total 91
Saldo 7
Cartões
Amarelos 70 (89,74%)
Vermelhos 8 (10,26%)
Total 78