Torcida

Vascaíno fanático faz pai virar a casaca

\"À

À direita, Fabio posa com amigos em mais um desafio do Vasco em São Januário

Foto: Fabio Valle Espingardeiro/vc repórter


Fabio Valle Espingardeiro, 31 anos, é desses torcedores que não se lembram de ter vivido um momento sequer sem torcer para o Vasco da Gama. \"A paixão vem de berço\", define.

E, como em tantos casos, a tal paixão começou dentro de casa, mas não por influência do pai, que é Fluminense. A mãe, Maria Regina, e a avó, Olinda Moreira da Silva Valle, foram as responsáveis por tornar o então pequeno fã em um dos mais fanáticos frequentadores de São Januário.

\"Elas sempre foram torcedoras presentes, me levavam aos jogos e vibravam muito. Eram duas vascaínas fanáticas, que me deixaram ainda pior\", brinca o gerente de vendas.

Ele conta que o pai, Abel, tentou convertê-lo em tricolor, mas nunca teve sucesso. E, mais que isso, sofreu comemorando um título importante do adversário, em pleno estádio.

\"Foi no bicampeonato do Vasco em 1993: minha mãe e minha avó jamais deixariam de assistir a final longe da torcida vascaína. Meu pai queria ir e, como era voto vencido, também ficou com a gente na torcida pelo Vasco\", conta Fabio.

Além de assistir ao vivo a derrota do Fluminense, Abel ainda precisou acompanhar a vibração da torcida adversária. \"Ele fingiu direitinho, comemorou, cantou e até pulou com o Vascão. Fizemos tricolor vibrar\", brinca o filho \"orgulhoso\". Mas Fabio garante: o pai continua tricolor.

Enquanto contava a história ao Terra, aliás, Fabio estava a caminho de São Januário para acompanhar o primeiro desafio Vasco x Corinthians pelas quartas de final da Copa Libertadores da América. Tenso, mas confiante, disse acreditar na vitória e na classificação. \"Quem torce, sempre acredita\", filosofou.

Fonte: Terra Esportes
  • Domingo, 01/11/2026 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Palmeiras Palmeiras 1
    Copa do Brasil Nubank Parque
  • Quarta-feira, 04/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 08/11/2026 às 17h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 14/11/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Condá
  • Quinta-feira, 19/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 22/11/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
Artilheiro
Puma 9
Jogos
Vitórias 26 (41,94%)
Empates 16 (25,81%)
Derrotas 20 (32,26%)
Total 62
Gols
Marcados 84 (54,55%)
Sofrido 70 (45,45%)
Total 154
Saldo 14
Cartões
Amarelos 122 (91,73%)
Vermelhos 11 (8,27%)
Total 133