Até onde vai a paixão de um torcedor? Para Eduardo da Silva, o comprimento de suas madeixas é uma das medidas desse amor. Natural de Curitiba, o vascaíno fez a promessa de não cortar o cabelo até o Vasco vencer quatro partidas seguidas. Já são 193 dias sem passar no barbeiro, registrados em sua página do Instagram, sob o nome de "Vascabelo".
Em entrevista ao ge, o jovem de 21 anos contou que a paixão pelo Vasco nasceu na infância, quando ele ainda morava em Portugal, onde há vários monumentos e espaços que homenageiam o navegador português Vasco da Gama.
- Eu fui morar lá com quatro anos, voltei com nove. Por lá tem Ponte Vasco da Gama, tem shopping Vasco da Gama. Aí, como era criança, isso ficou na cabeça. Quando eu voltei para o Brasil, em 2013, torci para o Vasco. O porquê eu não sei, era o time que eu tinha na cabeça - explicou.
A ideia, que surgiu no fim do mês de março, foi inspirada no britânico Frank Ilett, torcedor do Manchester United que está há quase um ano sem cortar o cabelo esperando o clube vencer cinco partidas seguidas. Eduardo conta que, por trabalhar remoto, pensou em fazer vídeos para a internet contando os dias da promessa.
- Eu queria falar sobre Vasco com alguém. Meus amigos não curtem, eu não tenho ninguém para conversar... Eu pensei: "Ah, vou fazer uns vídeos aqui". Peguei essa ideia para as pessoas terem um motivo para me assistirem. Pensei que ia acabar rápido, mas ainda não acabou.
Após viralizar na internet, o jovem diz que ganhou o apelido de Sansão vascaíno.
- Dá muitos comentários falando: "Você não vai cortar esse ano, talvez em 2030 você corte". Muito comentário me chamando de Sansão, muito mesmo. Mas tudo na brincadeira! - explicou.
A última vez que o Vasco venceu quatro jogos seguidos foi em julho de 2024, quando derrotou Fortaleza, Internacional, Corinthians e Atlético-GO no Campeonato Brasileiro. Eduardo contou que a goleada contra o Santos por 6 a 0, no último mês, o deixou com esperança de a promessa ser cumprida.
- Naquele dia eu pensei: "Se jogar contra o Real Madrid, a gente vai vencer." Eu estava motivado com o jogo contra o Juventude, mas teve um pênalti no primeiro minuto, aí eu lembrei tudo, já acabou a empolgação - disse.
Apesar de não conseguir cortar o cabelo, Eduardo acredita ainda ser possível concluir a meta nesse ano.
- Tem uma sequência, se não me engano é Fluminense em campo neutro, São Paulo em casa e Bragantino fora. São esses, só que não nessa ordem. Mas é aquilo, né? Se empatar um jogo, que esse Vasco tá complicado... Mas essa é a sequência dos meus sonhos - disse.
Eduardo se refere ao período, entre 28º e a 32ª rodadas, em que o Vasco terá a seguinte sequência:
O momento para Eduardo cumprir a promessa é o propício. O Vasco vive sua melhor fase no Campeonato Brasileiro. Sob o comando de Fernando Diniz, o time não perde há sete jogos e ocupa a 13ª posição.
Se vencer o Palmeiras nesta quarta-feira, às 19h, no Allianz Parque, faltará apenas mais uma partida para Eduardo voltar a cortar o cabelo — o jogo contra o Vitória, no próximo fim de semana, em São Januário.