Futebol

Vasco aposta nos ídolos Dedé, Felipe e Juninho para o Brasileiro

O título brasileiro do ano passado escapou por pouco, mas no campeonato deste ano o Vasco espera tirar os dois pontos que o deixaram na segunda colocação em 2011. Ao manter a base do time que deu orgulho ao torcedor – ao vencer a Copa do Brasil e fazer bela campanha no Brasileiro e na Sul-Americana – o Gigante da Colina chega para impressionar novamente.

Mito Dedé é uma das armas do Vasco | Foto: André Mourão / Agência O Dia
Eliminado do Campeonato Carioca pelo Botafogo e disputando as quartas de final da Libertadores, o Vasco precisou superar problemas desde o início do ano. Salários atrasados, saídas de jogadores, críticas da torcida e derrotas na final da Taça Guanabara e da Taça Rio. O treinador Cristóvão tem o apoio do grupo e garante confiança para seguir o trabalho, apesar das vaias ecoadas em São Januário.

Ídolo da torcida vascaína, Dedé é o tipo de jogador que todo clube gostaria de ter. Unanimidade entre os críticos, o zagueiro se destaca pela força física somada à velocidade. O problema é que o Mito, como é chamado pelos torcedores, sofre com um edema ósseo na perna esquerda e não tem previsão para voltar a jogar. Assim como em 2011, o lado direito é o caminho do gol. Eder Luis e Fagner usam e abusam do entrosamento conquistado para tabelarem pelo setor e criarem boas jogadas.

Diego Souza alterna maus e bons momentos, não conseguindo se firmar, mas aparecendo em partidas importantes. Os veteranos Juninho e Felipe se revezam na equipe titular e dão o toque de qualidade ao meio-campo. Mais atrás, Romulo se destaca pela tranquilidade e eficiência defensiva, que já lhe rendeu convocações para a seleção brasileira.

Após a saída de Bernardo, que colocou o clube na Justiça, o Vasco reintegrou o meia Carlos Alberto e ganhou uma boa opção no banco de reservas. Por outro lado, o polivalente Allan está de saída para a Udinese, da Itália. Este Campeonato Brasileiro pode marcar também a volta de Ricardo Gomes, após o problema de saúde no ano passado. O treinador se recupera e trabalha para retornar ao comando cruz-maltino em breve.

Time-base
Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo (Renato Silva), Thiago Feltri, Romulo, Nilton (Fellipe Bastos), Juninho (Felipe), Diego Souza, Eder Luis e Alecsandro.

Destaque
Dedé é, sem dúvida, o jogador que tranquiliza os vascaínos. Veloz, forte e técnico, o zagueiro se destaca no desarme e nas antecipações. É a peça mais importante do time.

Pontos fortes
O Vasco manteve a base do time vice-campeão brasileiro e tem jogadores experientes que podem desequilibrar. Juninho e Felipe são ídolos e aumentam a qualidade do plantel. Eder Luis também aproveita sua velocidade pelo lado direito e dá trabalho aos adversários.

Pontos fracos
Desde a saída de Anderson Martins, em setembro de 2011, o Vasco não encontrou o parceiro de Dedé. Rodolfo chegou para assumir a posição, mas falhou em alguns lances e não conquistou a torcida e alterna a titularidade com Renato Silva. Na lateral esquerda, Thiago Feltri ainda não convenceu.

Fonte: Marca Brasil
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Bahia Bahia 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quinta-feira, 26/02/2026 às 19h00
    Vasco Vasco
    Santos Santos
    Campeonato Brasileiro - Série A Vila Belmiro
  • Quinta-feira, 12/03/2026 às 19h30
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 15/03/2026 às 20h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
  • Quarta-feira, 18/03/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 22/03/2026 às 16h00
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Puma 3
Philippe Coutinho 3
Jogos
Vitórias 3 (33,33%)
Empates 3 (33,33%)
Derrotas 3 (33,33%)
Total 9
Gols
Marcados 11 (61,11%)
Sofrido 7 (38,89%)
Total 18
Saldo 4
Cartões
Amarelos 11 (84,62%)
Vermelhos 2 (15,38%)
Total 13