Futebol

Vasco, Botafogo e Corinthians se destacam pela eficiência tática

Líderes após o final da quinta rodada, Vasco, Botafogo e Corinthians se destacam pela eficiência tática para atingirem o topo da tabela. Apesar de não apresentarem um futebol envolvente, os times se sobrepõem aos demais concorrentes ao título, até o momento, em fundamentos como o passe certo e o desarme.

Segundo dados levantados pelo Footstats desde o início do Brasileiro, o trio mostra uma mescla de qualidade tanto em aspectos ofensivos quanto defensivos. O padrão de jogo que Cuca, Celso Roth e Carpegiani vêm dando às suas equipes está dando certo, afinal, os três são os únicos invictos do Nacional.

Pela dupla carioca, a prioridade pelo ataque vem fazendo a diferença. Com os consagrados atacantes Romário, pelo Vasco, e Dodô, pelo Botafogo, eles têm o segundo melhor ataque com 11 gols. Atrás somente do Paraná, com 13.

A curiosidade nesse quesito, entretanto, é que apesar de marcar gols o Botafogo não finaliza muito durante as partidas.

Outra característica é a forte marcação. O Vasco, de Celso Roth, inclusive, até exagera um pouco na vontade. É o time mais faltoso e que mais levou cartões na competição. Já o time de Cuca aparece como um dos líderes nos roubos de bola.

Pelo Corinthians, o ataque vem fazendo a sua parte com o centroavante Finazzi e o rápido Éverton Santos. O destaque, entretanto, é a força alvinegra na zaga. O time só tomou dois gols e tem a defesa menos vazada da competição. Com Carpegiani, o que antes era um pesadelo se tornou ponto forte com Betão, Zelão e Fábio Ferreira.

Estariam, então, despontando os favoritos ao título? Se levado em conta o Brasileiro nos pontos corridos, não. Até hoje, somente em 2003 o time que viria a se tornar campeão já estava na liderança na quinta rodada: o Cruzeiro.

Por isso, mais do que nunca, a ordem agora é manter o pique para não perder força na reta final.

Vasco

Prós - Conjunto: O Vasco vem conciliando uma ataque goleador (11 gols) e uma defesa eficiente (4 gols tomados). Não é à toa que tem o melhor saldo.

Contras - Violento: O time de Celso Roth é o que mais fez faltas no Brasileiro, foram 144. Conseqüentemente, também é o que levou mais cartões: 21.

Botafogo

Prós - Ataque afinado: Depois do Paraná, o Fogão é o ataque mais positivo do Brasileiro, com 11 gols. Além disso, o time é muito bom nos desarmes.

Contras - Chuta pouco: Apesar do ataque marcar gols, a equipe finaliza pouco durante a partida. Foram 58 chutes até agora, superior apenas ao Santos.

Corinthians

Prós - Defesa: Antes criticada, a zaga corintiana agora é o diferencial do time, que tem a defesa menos vazada do Nacional com apenas dois gols sofridos.

Contras - Desatenção: O Timão é a equipe que mais perde a posse de bola durante o jogo. Até está quinta rodada, foram 232 erros. O maior da competição.

Fonte: Lance