Quito (EQU) - O Vasco foi goleado por 4 a 0 pelo Independiente del Valle, do Equador, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, nesta terça-feira (15), e se complicou em busca de uma vaga nas oitavas na Sul-Americana. Com um a menos desde o início do primeiro tempo - Lucas Piton levou vermelho -, o Cruz-Maltino até teve bons momentos no confronto válido pelos playoffs do torneio, mas viu o adversário crescer e dominar na altitude e abrir ótima vantagem para o duelo de volta, no Rio de Janeiro. Os gols foram de Carabajal, Mercado (duas vezes) e Spinelli. E nos acréscimos, Cazares ainda desperdiçou um pênalti.
O confronto decisivo pela vaga na próxima fase será na terça-feira (22), às 21h30 (de Brasília), em São Januário. O Gigante da Colina precisará vencer por cinco gols de vantagem para avançar à próxima fase. Em caso de empate no placar agregado, a classificação será definida nos pênaltis. Quem passar enfrentará o Mushuc Runa, do Equador.
Antes, o time comandado por Fernando Diniz terá pela frente o Grêmio, sábado (19), às 17h30 (também de Brasília), dentro de casa, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O JOGO
Apesar do ímpeto inicial do Independiente del Valle, foi o Vasco quem levou perigo primeiro. Nuno Moreira foi acionado em velocidade e tocou para Rayan, que finalizou firme para defesa de Villar. O Cruz-Maltino, em bom momento no duelo, levou um banho de água fria. Lucas Piton deu entrada dura em Guagua - acertou a lateral da canela do meio-campista - e foi advertido com o cartão vermelho após revisão do árbitro no VAR.
Então, GB saiu para entrada de Victor Luís. Mesmo com um a menos, o time carioca seguiu em cima. De novo com o jovem atacante, chegou em duas cobranças de falta. Na segunda, o goleiro argentino pegou a pancada do camisa 77 e, no rebote, Paulo Henrique jogou por cima.
Desde então, o Gigante da Colina diminuiu o ritmo e viu os mandantes crescerem na partida. Briones fez Léo Jardim trabalhar em chute forte. Depois, Spinelli cabeceou no travessão e, logo no lance seguinte, Guagua, de cabeça, obrigou o camisa 1 a fazer milagre. A bola ainda tocou no poste antes de sair em escanteio.
E aos 47, após mais algumas chances dos equatorianos, Carabajal estufou a rede e abriu o placar. Guagua recebeu cruzamento e cabeceou para defesa de Léo Jardim. No rebote, o zagueiro foi mais rápido e mandou para dentro.
Na volta do intervalo, Diniz tirou Nuno Moreira e colocou Maurício Lemos, alterando o esquema tático. O retorno do Vasco, porém, foi desastroso. Logo aos três minutos, em novo levantamento, a bola ficou viva na área e sobrou para Mercado, que matou no peito e bateu para ampliar a vantagem. E na sequência, aos cinco, Spinelli aproveitou mais um cruzamento para fazer o terceiro.
O Cruz-Maltino tentou se defender e viu o Independiente del Valle acumular oportunidades. Aos 36, depois de algumas finalizações dos mandantes, a bola sobrou novamente para Mercado, que fez o quarto. Praticamente no lance seguinte, Spinelli fez mais um - no entanto, foi anulado por impedimento. E aos 43, Maurício Lemos cometeu pênalti em Mercado. Na cobrança de Cazares, Léo Jardim defendeu antes do apito final.