Futebol

Vasco faz parceria com o Sport InnovationAlliance

Foi anunciada hoje uma parceria internacional, com a participação do @VascodaGama, o Sport Innovation Alliance (@SIA_worldwide), q já nasce com 9 outros clubes. Foi um dos projetos que costurei qdo estive a frente do MKT, mas q não deu tempo de lançar. Segue o fio pra entender +

O Sport Innovation Alliance é uma organização que mira a união de forças de grandes clubes para o desenvolvimento de novas startups ligadas ao esporte, sobretudo ao futebol. São as chamadas "sports tech".

As startups de esporte já movimentaram cerca de USD 8 bi só nos EUAs em 2018 e alguns clubes já vem criando seus "hubs de inovação" para atrair estas empresas, que por sua vez se interessam por ter uma grande marca associada a seu produto ainda iniciante.

Com isso, todo mundo ganha e os clubes têm a oportunidade de tirar vantagem dos produtos desenvolvido e até de terem participação nessas empresas a depender das negociações. Só para 2020, o CEO do Liverpool @LFC anunciou que investirá R$ 100 milhoes em participacao em startups

Esta vem sendo cada vez mais uma fonte de receita para os clubes. O @FCBarcelona tem o Hub de inovação mais famoso "innovation hub" (@BarcaInnoHub) e diversos outros times e federações já investem nisso também.

A força do Sport InnovationAlliance neste contexto está justamente em oferecer, além da projeção de dezenas de clubes, uma série de territórios diferentes para que essas startups também possam crescer - o que é um diferencial inédito no mercado até o momento.

O Vasco é o clube brasileiro fundador, o q dará a ele a prerrogativa de conhecer em primeiras mãos os projetos de todo o mundo que queiram se associar ao grupo e a decisão de se relacionar ou não com eles. O clube só investirá algum dinheiro se quiser, qdo quiser e no que quiser.

Foi um projeto sonhado junto desde junho com o grande @juaniraola , do @RealSociedad, um dos clubes que mais se destaca em inovação atualmente e que, recentemente inaugurou um dos estádios mais modernos da Europa. A sede física do nosso hub de inovação deve ser lá.

Entendo que ainda estamos distante da realidade de investimento, mas o futebol brasileiro não pode maisficar pra trás e deixar de pensar nisso. Daqui pra frente, o negócio do futebol já é outro e esta parceria já deixa o Vasco muito bem posicionado para o futuro.

Agradeço a confiança de primeira hora do pres. Alexandre Campello q seguirá o projeto com a equipe do clube. Uma parceria dessa natureza aponta um protagonismo q o Vasco nunca devia ter aberto de exercer e segue calcando bases para voltar pra onde nunca devia ter deixado de estar

Parabéns tb a Feyenoord (HOL), Atlético Nacional (COL), Cagliari (IT), Al-Ittihad (Arábia Saudita), Peñarol (URU), Sporting Cristal (PER), Universidad Catolica (CHI) e Legia Warsaw (POL)! E em breve, alguns outros grandes clubes q estão já quase certos, também vão entrar!

Vida longa à Sport Innovation Alliance e sigam eles por lá! @SIA_worldwide

Fonte: Twitter de Bruno Maia/ex-VP de Marketing do Vasco
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir