Mercado

Vasco monta força-tarefa para manter Rayan até o meio do ano que vem

O técnico Fernando Diniz brinca, internamente, dizendo que colocou mais de 30 milhões de euros nos cofres do Vasco com a joia Rayan, que vem sendo lapidada. O treinador despertou o crescimento do atacante com a camisa vascaína. Diniz não cansa de elogiar o atleta e suas características. Logo depois da vitória no Castelão, o técnico do Vasco fez coro pela convocação do camisa 77.

“Acho que o Rayan, muito claramente, para mim é um jogador muito diferente. Considero ele talvez o atacante mais completo do futebol brasileiro. É um jogador que consegue jogar dos dois lados do campo, consegue jogar de 10 e consegue jogar de 9 com a mesma desenvoltura. É um jogador grande, canhoto, rápido, jovem, é um jogador que não precisa tomar distância da bola para chutar e chuta de qualquer distância a bola no gol. Tem muita intimidade com o gol. Um atacante completo, é um cara que para mim merece ser olhado com muito carinho pela Seleção. Porque é muito talentoso e tem um potencial gigantesco”, alertou Diniz.

No meio do ano, o treinador pediu a diretoria que não vendesse o atacante Rayan apostando que ele poderia ser mais valorizado ficando e performando no Vasco. Nesta temporada, o jogador disputou 45 jogos (40 como titular), marcou 15 gols e deu uma assistência.

Rayan tem contrato com o Vasco até dezembro de 2026 e a diretoria está negociando a permanência do atleta para mais uma temporada. O atual vínculo prevê renovação automática por mais um ano. Ou seja: até dezembro de 2027. A negociação caminha para ampliar o tempo até 2028, no mínimo. Com isso, a multa rescisória também aumentaria.

A diretoria do Vasco não pretende vender a joia na próxima janela de transferências, mas sabe que não vai ser uma tarefa simples. Se o Rayan for convocado para a Seleção Brasileira na próxima Data Fifa, os gigantes europeus virão com mais apetite para comprar o atleta.

No entanto, a direção está montando uma força-tarefa para tentar manter o atleta até a próxima janela de verão da Europa, no meio do ano que vem. Constantemente, a diretoria e o técnico Fernando Diniz vêm conversando com a família e staff do jogador.

Há um entendimento interno que nesta janela de janeiro, as ofertas serão menores, pois os grandes clubes não vão investir pesado, pois é um período de recomposição. Já em junho de 2026, todos os gigantes da Europa vão ao mercado com mais apetite e valores para contratar.

Todas as partes envolvidas na negociação entendem que o atacante Rayan tem status e talento para alcançar a primeira prateleira da Europa. Por isso, o jovem jogador de 19 anos vem sendo trabalhado no Vasco para alçar voos mais altos a partir de 2026.

Com isso, não será qualquer proposta europeia que irá seduzir os envolvidos. Os grandes centros da Europa são o alvo, mas sem pressa de ambas as partes. O projeto esportivo é para o Rayan chegar por lá e ficar, sem acontecer o que já aconteceu com outras promessas de bater e voltar ao Brasil rapidamente.

Fonte: Fanático Vascaíno
  • Quarta-feira, 15/10/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 2
    Fortaleza Fortaleza 0
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Segunda-feira, 20/10/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 26/10/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Cicero De Souza Marques
  • Domingo, 02/11/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 05/11/2025 às 19h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • Sábado, 08/11/2025 às 18h00
    Vasco Vasco
    Juventude Juventude
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 24
Jogos
Vitórias 19 (33,33%)
Empates 19 (33,33%)
Derrotas 19 (33,33%)
Total 57
Gols
Marcados 80 (52,98%)
Sofrido 71 (47,02%)
Total 151
Saldo 9
Cartões
Amarelos 123 (94,62%)
Vermelhos 7 (5,38%)
Total 130