O confronto de domingo que vem, entre Vasco e Corinthians, em São Januário, vai reunir o terceiro melhor mandante, com 71% de aproveitamento em casa, e o terceiro melhor visitante, com desempenho de 48% longe de seus domínios. E será também a primeira vez no Campeonato Brasileiro de 2011 que clubes na liderança e na vice-liderança terão um confronto direto (o mais perto disso foi Corinthians 5x0 São Paulo em 26 de junho, pela 5ª rodada, quando o Timão era 1º colocado e o tricolor, o 3º). Para os que gostam de usar o termo, trata-se de uma \"final antecipada\" nos pontos corridos. Mas o que os números mostram de verdade é um total equilíbrio entre as equipes comandadas por Cristóvão Borges e Tite.
Na classificação geral, dois pontos separam o líder Vasco, com 49, do vice-líder Corinthians. A diferença está em dois empates a mais que o time carioca conseguiu: ambos têm 14 vitórias em 26 jogos. Os vascaínos empataram 7 e perderam 5. Os corintianos empataram menos (5) e perderam mais (7). O equilíbrio na confrontação dos números não fica só aí: o ataque do Vasco marcou 41 vezes, o do Corinthians vem bem perto, com 37 gols. E na eficiência das duas defesas, outro sinal de que a partida de domingo tem tudo para ser muito parelha: a zaga corintiana é a menos vazada do campeonato, com 26 gols. A vascaína está em segundo lugar: sofreu 28.
No aproveitamento geral do campeonato, o Vasco está um pouco melhor, o que justifica sua liderança: 62% a 60%. No primeiro turno, a vantagem no quesito foi corintiana: 64% x 61%. Levando-se em conta só os jogos do segundo turno, a partir da 20ª rodada, reação do Vasco: 62% x 60%.
PASSADO: Vasco tem contas a acertar com o rival
INGRESSOS: Venda em São Januário acaba em confusão
Quando a comparação é no comportamento dos dois times diante de suas torcidas, em casa, ocorre um empate: Vasco e Corinthians têm 71% de aproveitamento como mandantes. São superados apenas pelo Botafogo, com 76%. Se o foco muda para os jogos fora de casa, ou como vistantes, a vantagem é do time de São Januário: 53% x 48%. Melhor do que eles, só o São Paulo, um convidado que costuma ser indigesto em 61% das vezes.
Se o assunto passa a ser regularidade na tabela, o Corinthians apresenta performance melhor: ocupou a liderança por nada menos do que 17 rodadas, da 7ª à 23ª. Sua pior colocação foi após a primeira rodada, em 5º. Depois, alternou sempre entre a 2ª, a 3ª e a 4ª posições. Já o Vasco ocupa a liderança há três rodadas, desde a 24ª, e também esteve nessa posição ao final da 2ª rodada. O 4º lugar foi o que mais ocupou, e a pior posição foi a 10ª, ao final da 8ª rodada.
Na outra vez em que se enfrentaram no Brasileirão 2011, em 6 de julho, no Pacaembu, o Corinthians, que era o 2º colocado, derrotou o Vasco, então na 5ª posição, por 2 a 1. Juninho Pernambucano, o estreante daquela noite, marcou de falta logo aos 2 minutos de jogo. Ralf, aos 22, e Paulinho, aos 42 também da primeira etapa, viraram para o Timão.
Confira todos os números:
Pontos conquistados
Vasco 49 x 46 Corinthians
Vitórias
Vasco 14 x 14 Corinthians
Gols marcados
Vasco 41 x 37 Corinthians
Saldo de gols
Vasco 13 x 11 Corinthians
Aproveitamento geral
Vasco 62 x 60 Corinthians
Aproveitamento como mandante
Vasco 71 x 71 Corinthians
Aproveitamento como visitante
Vasco 53 x 48 Corinthians
Número de rodadas na liderança
Corinthians 17 x 4 Vasco
Placar do outro jogo entre eles:
Corinthians 2 x 1 Vasco