Clube

Vida de Marcos Valadares muda rápido no Vasco

Alberto Valentim foi demitido do Vasco no dia 21 de abril, domingo. Na segunda, 22, Marcos Valadares, até então treinador do sub-20, assumia interinamente a equipe até que um novo comandante fosse contratado - o que não aconteceu até agora. De lá para cá, o atual técnico do time principal do Cruz-Maltino vive, certamente, os 10 dias mais loucos de sua carreira.

Valadares, inclusive, está no atual posto por ser muito bem avaliado internamente. Contratado no ano passado para o sub-20, foi vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o principal campeonato das categorias de base, em janeiro de 2019. Uma mudança repentina de rota, porém, colocou o treinador no profissional. Aí as coisas mudaram, e a "calmaria" deu lugar à loucura.
 

Dois dias depois da promoção interina, Marcos Valadares já teria uma "simples" missão: comandar o Vasco na partida de volta da quarta fase da Copa do Brasil, contra o Santos, com a necessidade de vencer por dois gols de diferença após a derrota por 2 a 0 na Vila Belmiro. Isso tudo para levar a disputa para os pênaltis - se quisesse eliminar o adversário no tempo normal, precisaria de três gols de diferença.

Para tentar surpreender o Santos, Valadares escalou o Vasco com três zagueiros, mexeu no posicionamento dos laterais e viu o resultado aparecer. Abriu 2 a 0, mas a partida terminou 2 a 1, eliminando o Cruz-Maltino. Apesar da queda na Copa do Brasil, o técnico ganhou pontos pelas mexidas e pela postura da equipe, que deixou São Januário aplaudida.

Na montanha-russa da bola, Marcos Valadares já viu, quatro dias depois de deixar São Januário aplaudido, seu time ser goleado. Na estreia do Campeonato Brasileiro, mais mudanças na equipe titular, como a entrada de Miranda na zaga, mas desta vez sem resultado: 4 a 1 para o Athletico-PR, na Arena da Baixada, e menos calma no dia a dia do treinador.
 

como o time que Valadares escala, o que ele fala na beira de campo... No profissional, o técnico convive com entrevistas coletivas duas vezes na semana (antes e depois dos jogos, normalmente), vazamento de informações, cobrança da torcida. A loucura é muito maior do que vista a olho nu.

E só três dias após a primeira derrota no ainda recém-comando do Cruz-Maltino, Valadares reencontrará São Januário. O Vasco entra em campo nesta quarta-feira, contra o Atlético-MG, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h30 (de Brasília). Como de costume, com mudanças na equipe titular.

Nesta terça, o técnico treinou o Cruz-Maltino com: Alexander, Claudio Winck, Werley, Ricardo e Henrique; Fellipe Bastos, Lucas Mineiro e Yan Sasse; Pikachu, Maxi López e Marrony.

 

Tão constantes quanto as mudanças no time titular, as subidas e descidas da vida de Marcos Valadares nos últimos 10 dias deram, ao treinador, uma experiência quase "surpresa", já que o chamado para o profissional não era um plano imediato.

Enquanto Valadares vive a montanha-russa, o Vasco busca um treinador para substituir Alberto Valentim. O plano A era o português Jorge Jesus, que já avisou à diretoria que vai esperar uma proposta do futebol europeu. Dorival Júnior e Diego Aguirre também foram discutidos internamente nos últimos dias.


 

Fonte: (ge)
  • Quinta-feira, 12/06/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    São Paulo São Paulo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Sábado, 05/07/2025 às 17h00
    Vasco Vasco
    Montevideo Wanderers Montevideo Wanderers
    Amistoso Internacional Casa de Apostas Arena das Dunas
  • Sábado, 12/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Terça-feira, 15/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana Estádio Olímpico Atahualpa
  • Sábado, 19/07/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 22/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 12 (34,29%)
Empates 10 (28,57%)
Derrotas 13 (37,14%)
Total 35
Gols
Marcados 44 (53,66%)
Sofrido 38 (46,34%)
Total 82
Saldo 6
Cartões
Amarelos 76 (97,44%)
Vermelhos 2 (2,56%)
Total 78