O Campeonato Brasileiro 2026 tem início nesta quarta-feira com oito partidas. A principal competição do país será disputada durante todos os meses do ano, algo diferente em relação às últimas temporadas e que pode transformar a cultura do futebol brasileiro. Mas o que não muda na Série A é a reunião de jogadores de qualidade, principalmente os que vestem a camisa 10.
De Arrascaeta a Neymar, o ge listou 10 jogadores que podem brilhar na edição 2026 do Brasileirão com o mágico número às costas.
Arrascaeta (Flamengo)
Maestro do atual campeão, Arrascaeta vai apenas para a segunda temporada como camisa 10 do Flamengo. O meia de 31 anos chega como forte candidato a ser o craque do campeonato e de olho na disputa da Copa do Mundo, no meio do ano. Ele vem de um ano inesquecível, com 25 gols e 20 assistências que ajudaram o Fla a levantar os títulos da Supercopa do Brasil, brasileiro e Libertadores. O 2025 mágico rendeu ao uruguaio o prêmio de Rei da América.
Neymar (Santos)
Um dos maiores nomes deste século no futebol brasileiro, Neymar, de 33 anos, tem alguns meses de Brasileirão para mostrar ao técnico Carlo Ancelotti que pode disputar a Copa do Mundo no meio do ano. Ele passou por uma cirurgia de correção no menisco do joelho esquerdo no dia 22 de dezembro e voltou a treinar na última terça-feira com previsão de retorno aos gramados em fevereiro.
As últimas impressões de 2025 ao menos foram boas, uma vez que o craque, mesmo com o joelho lesionado, fez cinco gols e deu uma assistência nas últimas cinco partidas e ajudou o Peixe a escapar do rebaixamento.
Memphis Depay ( Corinthians)
O holandês de 31 anos é outro camisa 10 do Brasileirão de olho na Copa do Mundo. Ele chega em alta após marcar o gol do título do Corinthians na Copa do Brasil 2025, em final contra o Vasco. O atacante somou 12 bolas nas redes e dez assistências em 52 partidas no ano passado. Memphis deve ganhar os primeiros minutos de 2026 no jogo desta quarta-feira, diante do Bahia, de olho na final da Supercopa Rei, no próximo domingo, contra o Flamengo.
Matheus Pereira (Cruzeiro)
Matheus Pereira é uma das principais referências ofensivas do Cruzeiro desde que chegou ao clube, em 2023. Em 2025, o meia de 29 anos contribuiu com sete gols e nove assistências em 51 partidas disputadas. Na atual temporada, ele vem mais animado depois de renovar o contrato com o clube mineiro até o fim de 2028.
Alan Patrick (Internacional)
E quando se fala de camisa 10 clássico, um dos mais conhecidos do futebol brasileiro é Alan Patrick, de 34 anos, no Internacional desde 2022. Meia que cria finaliza, o camisa 10 anotou 21 gols e deu 13 assistências em 50 jogos do ano passado. Nesta temporada, soma uma bola na rede e uma assistência em duas partidas.
Everton Ribeiro(Bahia)
Everton Ribeiro chega ao terceiro ano de Bahia de contrato renovado e mais uma vez como craque do time. Apesar de ter enfrentado um câncer na tireoide em 2025, o camisa 10 manteve importância no Tricolor e fechou a temporada com sete assistências e três gols. Tetracampeão da Série A, o meia de 36 anos é esperança para mais uma boa campanha do Esquadrão.
Philippe Coutinho (Vasco)
O segundo ano de Philippe Coutinho após o retorno ao Vasco foi de recorde de jogos na carreira, com 56 partidas. Em 2025, o meia também contribuiu com 11 gols e cinco assistências para o time que foi vice-campeão da Copa do Brasil. O meia de 33 anos tem a responsabilidade de liderar o clube carioca com a saída de Rayan, negociado ao Bournemouth, da Inglaterra.
Gustavo Scarpa (Atlético-MG)
Na terceira temporada em Minas Gerais, Gustavo Scarpa é uma das referências técnicas do time que tenta retomar o caminho das conquistas. Em 2025, ele contribuiu com três gols e 12 assistências ao longo do ano que terminou com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana.
Luciano (São Paulo)
Em meio ao caos político do São Paulo, Luciano, de 32 anos, é uma das esperanças para um Brasileiro menos turbulento. Mesmo com todos os problemas enfrentados em 2025 pelo time, que sofreu com uma série de desfalques, o atacante contribuiu com 23 participações diretas em gols. Na sétima temporada pelo Tricolor, ele tem 102 gols e 30 assistências em 322 partidas disputadas.
Ganso ( Fluminense)
Um dos camisas 10 mais "old school" do futebol veste as cores do Fluminense pelo oitavo ano consecutivo. Aos 36 anos, Paulo Henrique Ganso busca uma temporada de mais regularidade dentro de campo após sofrer com problemas físicos. Ainda assim, ele se manteve como peça importante do time e anotou gol na última rodada que ajudou o Flu a conquistar vaga direta na Libertadores em vitória sobre o Bahia.
Menções honrosas para Jhon Jhon, do Bragantino, Cristaldo, do Grêmio, Paulinho, do Palmeiras, e o os demais atletas que vão carregar a honra de vestir a camisa mais importante do futebol pelos demais clubes da Série A.
Mais lidas