O Gigante da Colina quase chegou lá. O ano de 2006 vai ficar marcado como o ano em que o clube esteve muito perto de conseguir a tão sonhada vaga para a Taça Libertadores da América, mas deixou escapar aos \"45 minutos do segundo tempo\".
No campeonato Estadual, o Vasco fez uma das piores campanhas de sua história. O clube que já conquistou essa competição 22 vezes, acompanhou Flamengo e Fluminense, e não se classificou para nenhuma das semifinais, tanto no primeiro quanto no segundo turno.
Entretanto, foi ainda no primeiro semestre que o vascaíno começou a ter o \"doce na boca, mas acabou mordendo a lingua\". Na Copa do Brasil, o Vasco fez uma ótima campanha e chegou à semifinal da competição contra o rival carioca Fluminense. O time das Laranjeiras, que era apontado como favorito, sucumbiu diante do \"Capetinha\" Edilson e sua turma. O Vasco venceu a primeira partida por a 1 a 0 e empatou a segunda por 1 a 1, se classificando para pegar o arqui-rival Flamengo na grande decisão.
Mas a final da Copa do Brasil não traz boas recordações à torcida vascaína. O time foi derrotado duas vezes pelo Flamengo e perdeu a chance de conquistar um título inédito, enquanto viu o seu maior rival ser bicampeão, e conquistar uma vaga para a Taça Libertadores da América. Na Colina, até hoje comenta-se que se a final tivesse sido disputada antes da Copa do Mundo, quando o Vasco estava embalado, o resultado poderia ser diferente.
No começo do segundo semestre, o Vasco que vinha fazendo uma boa campanha no Brasileirão, \"largou de mão\" a Copa Sulamericana, e foi desclassificado pelo Corinthians na primeira fase da competição. Jogando com um time misto, o Vasco perdeu as duas partidas para o time paulista, por 1 a 0 em São Januário, e 3 a 1 no Canindé.
Passado o trauma da Copa do Brasil, o Vasco, que era apontado por muitos como possível candidato ao rebaixamento, ergueu a cabeça e seguiu em frente na campanha surpeendente que fazia no Campeonato Brasileiro. O time comandado pelo técnico Renato Gaúcho conseguiu resultados inacreditáveis fora de casa, como as vitórias sobre Internacional e Santos, e figurou entre os primeiros da competição durante todo campeonato.
Mas o time de Renato tinha uma deficiência que acabou sendo determinante no resultado final. O Vasco não tinha um bom retrospecto jogando em São Januário e perdeu pontos importantes na competição.
O final mais uma vez foi uma grande decepção para torcida vascaína. Na última rodada, precisando da vitória contra o Figueirense em Florianópolis, e secando o Paraná contra o campeão São Paulo, o Vasco viu sua chance de ir para Libertadores bater na trave num chute de Leandro Amaral no último minuto do jogo. O resultado foi 0 a 0 e o Paraná que empatou com o São Paulo pelo mesmo resultado, acabou ficando com a última vaga da Libertadores.
Em 2007, resta torcer para que a base que foi mantida consiga conquistar melhores resultados. Como presente de Natal, a torcida recebeu o argentino Darío Conca, que chega para ser um dos craques do meio-campo cruzmaltino. Entretanto, além dele só chegaram os jogadores Eduardo, do CRB, Elias, do Bahia e Alessandro, ex-Fla e Flu. E, claro, o ano promete a volta de Romário para marcar o seu milésimo gol pelo clube.
Mais lidas