Os gols da vitória do Vasco por 3 a 0 contra o Boavista foram marcados por Puma Rodríguez e Andrés Gómez, que tiveram boas atuações em Bacaxá, neste domingo. Mas a melhor notícia da partida foi a atuação do colombiano Johan Rojas, autor de duas assistências, que brilhou sendo o melhor em campo na sua estreia como titular com a camisa vascaína.
Não só pelos dois passes para gols, mas pela forma que atuou desde o primeiro minuto do jogo. Rojas foi o destaque da partida. Ele procurou o jogo a todo momento e soube controlar bem as ações do meio de campo.
Foram 46 passes certos no jogo, a maioria de forma vertical. Rojas tentou tabelas pelo meio de campo no primeiro tempo, finalizou de fora da área duas vezes e era o destaque de um time sem muita chegada ao ataque, mesmo com o 0 a 0 no placar. O colombiano, muitas vezes, não tinha companhias para trocar passes na frente.
Na volta do intervalo, o meia manteve o ritmo. Com mais jogadores do Vasco no ataque, ele cresceu ainda mais e deu bela assistência para Puma Rodríguez, em uma enfiada pelo lado direito para o lateral. O colombiano arriscou chutes de longe e mostrou intensidade sem a bola. Foi assim que ele interceptou o chutão do goleiro Lucas, dando o passe para Andrés Gómez marcar da intermediária com um belo chute.
Rojas foi contratado pelo Vasco nesta temporada. O colombiano foi o primeiro reforço do clube para 2026. Ele interessava à direção vascaína desde o meio do ano passado. O meia era um jogador analisado por muitos clubes europeus quando mais jovem, quando se destacou na La Equidad, na Colômbia. Depois, não teve o desenvolvimento esperado no México, no Monterrey e no Necaxa.
A vinda para o Vasco se deu em um momento em que Rojas queria sair do futebol mexicano justamente pela falta de adaptação. O jogador viu a janela para o Brasil como uma oportunidade, ainda mais no clube que já havia outros dois colombianos, como Gómez e Cuesta — atualmente há mais um, com a chegada de Hinestroza.
Rojas está emprestado ao Vasco pelo Monterrey, em uma negociação por empréstimo com opção de compra, ou obrigação em caso de metas. O clube pensa no jogador como um meia que pode atuar tanto centralizado, como pelas pontas. Diniz elogiou o colombiano e citou a polivalência dele.
— Pode ser uma das possibilidades (Rojas como meia), mas ele joga também pelo lado, principalmente pelo lado esquerdo. Uma das possibilidades dele jogar é do jeito que ele jogou hoje.
Mais lidas