Coutinho, Nuno Moreira e Vegetti marcaram para o Vasco, enquanto Lucas Lima e Ramon Menezes descontaram para o Sport. Com o resultado, o time carioca deixou a zona de rebaixamento e ganhou fôlego no Brasileiro antes do confronto decisivo pela Copa do Brasil contra o Botafogo após a data-Fifa, dia 11. Agora, com 22 pontos, o cruz-maltino ocupa a 15ª colocação.
Pressionado, o Vasco começou melhor, mas insistia nos cruzamentos em busca de Vegetti, escolhido para iniciar entre os titulares. O ímpeto ofensivo deu resultado cedo: logo aos 7 minutos, Nuno Moreira abriu o placar, aproveitando cruzamento de Puma Rodríguez.
Coutinho voltou a se destacar. Ditando o ritmo no meio-campo, foi eleito o melhor em campo e coroou a atuação com um gol ainda no primeiro tempo. O lance começou com ele próprio: lançou Nuno Moreira e foi para a área receber o cruzamento rasteiro. De primeira, bateu firme e estufou as redes de Gabriel.
Pênalti polêmico
Apesar do bom início, o Vasco também sofreu. Aos 21 minutos, o Sport empatou em um lance que gerou revolta. Raphael Claus marcou pênalti em dividida entre Matheus Alexandre e Lucas Freitas, que saiu de campo inconformado, alegando não ter encostado no adversário.
— Em um lance decisivo é preciso ter mais cuidado. Falei para ele que não toquei no cara porque realmente não toquei. Ele nem esperou o VAR ver. Ele já falou que foi pênalti. Prejudica não só o meu trabalho, mas o de toda a equipe. Saio chateado porque isso aqui é minha vida, não estou de brincadeira — reclamou Lucas Freitas, na saída para o intervalo.
O destino quis que o mesmo Lucas Freitas fosse protagonista no início da segunda etapa. Logo no primeiro minuto, sofreu o pênalti que deu nova vantagem ao Vasco. Vegetti não desperdiçou e marcou seu 24º gol na temporada — o 12º no Brasileiro, igualando Arrascaeta na vice-artilharia.
Quando parecia que a vitória seria tranquila, o Vasco voltou a sofrer com a bola aérea, problema recorrente. Aos 28 minutos, Ramon Menezes descontou de cabeça após cobrança de escanteio. A partir daí, a partida se tornou dramática. Nos minutos finais, Lucas Freitas salvou em cima da linha, e Léo Jardim também garantiu o resultado.
Novo reforço
Além da vitória, os torcedores tiveram outra novidade: o zagueiro Carlos Cuesta já está no Rio de Janeiro. O colombiano desembarcou na noite de domingo para realizar exames médicos e assinar contrato de empréstimo. Ele pertence ao Galatasaray-TUR.
— Estou bem, estou feliz de vir para o Rio e estar aqui para conquistar tudo com o Vasco. Espero que seja muito rápido para que eu já possa treinar — disse o defensor de 26 anos, no desembarque no Aeroporto Galeão.
O Vasco voltou a vencer após a histórica goleada sobre o Santos, há duas semanas, mas o triunfo diante do Sport, ontem, na Ilha do Retiro, trouxe mais motivos de preocupação do que de alívio para os torcedores. O ataque funcionou bem, mas a defesa voltou a mostrar fragilidade, e a equipe de Fernando Diniz sofreu mais do que deveria para derrotar o lanterna da competição.