O Clássico da Amizade promete agitar a Copa do Brasil. Vasco e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira (27), às 21h30 (de Brasília), em São Januário, pelo jogo de ida das quartas de final, e começam a disputar uma vaga na semifinal da competição.
Eliminado da Libertadores e longe da disputa pelo título do Brasileirão, o Botafogo mira a conquista inédita da Copa do Brasil. Já o Vasco, semifinalista no ano passado, busca o bicampeonato para encerrar o jejum de títulos e tentar uma virada de chave após anos de dificuldades.
O jogo terá transmissão da TV Globo, Sportv, Premiere e Prime Video.
Apesar da histórica goleada recente por 6 a 0 sobre o Santos, o Vasco não vive um bom momento no ano. Depois da vitória sobre o Peixe, o Cruz-Maltino foi derrotado pelo Juventude e Corinthians, e ainda segue com dúvidas em relação ao desempenho para a sequência da temporada.
A Copa do Brasil pode ser um divisor de águas no trabalho do técnico Fernando Diniz. O Vasco pode ter o retorno do lateral-direito Paulo Henrique, mas terá o desfalque do meia Tchê Tchê. Já os reforços Robert Renan e Matheus França não serão relacionados, mesmo já inscritos na competição.
Após a eliminação na Libertadores, o Botafogo deu sinais de reação na vitória sobre o Juventude, em Caxias do Sul, pelo Brasileirão. Longe da disputa pelo título, o Alvinegro prioriza a Copa do Brasil para salvar o ano, além de ser uma conquista inédita.
O técnico Davide Ancelotti deve repetir o time base dos últimos jogos, mas ainda há dúvidas no ar. Por exemplo, no ataque Chris Ramos pode ganhar a primeira chance como titular no lugar de Arthur Cabral ou até mesmo dividir o ataque com o companheiro.
Jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: 27/08/2025, às 21h30 (de Brasília)
Vasco: Léo Jardim; Puma Rodríguez (Paulo Henrique), Hugo Moura, Lucas Freitas e Lucas Piton; Jair, Barros (Thiago Mendes), Rayan, Philippe Coutinho e Nuno Moreira; Vegetti. Técnico: Fernando Diniz
Botafogo: John; Vitinho, Barboza, David Ricardo e Telles; Danilo, Marlon Freitas e Savarino; Montoro, Artur e Arthur Cabral (Chris Ramos). Técnico: Davide Ancelotti
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)