O primeiro capítulo do clássico carioca das quartas de final da Copa do Brasil terminou empatado. Na noite desta quarta-feira, Vasco e Botafogo ficaram no 1 a 1 em São Januário, com gols de Arthur Cabral e Jair, e nenhum dos dois times leva vantagem para a partida de volta, que será disputada no Nilton Santos, no dia 11. O Glorioso saiu na frente, mas o Gigante da Colina reagiu e foi melhor no jogo, mas não conseguiu aproveitar o fator casa.
Sem vantagem
O jogo da volta será só depois da Data Fifa e está marcado para o dia 11 de setembro, uma quinta-feira, às 21h30 (de Brasília) no Nilton Santos. Como nenhum time conseguiu abrir vantagem no primeiro confronto, quem vencer a segunda partida se classifica. Novo empate leva a decisão da vaga para os pênaltis.
Agenda
Antes, os dois times têm compromisso pelo Campeonato Brasileiro: o Botafogo volta a campo no sábado e recebe o Bragantino às 18h30 no Nilton Santos. Já o Vasco joga no domingo e visita o Sport às 20h30 na Ilha do Retiro (os horários são de Brasília).
Polêmica
No início do segundo tempo, o Vasco pressionava quando houve um lance polêmico. Logo depois de acertar o travessão, Rayan chutou e foi bloqueado por Marlon Freitas na área. Mas a bola pegou no braço do volante do Botafogo, e o árbitro Anderson Daronco não marcou pênalti porque considerou que o braço estava na direção do peito. O VAR analisou e não alterou a decisão de campo.
Xô, jejum!
Um dos melhores em campo pelo Vasco, Jair evitou a derrota em casa e, de quebra, encerrou um longo jejum. O volante vascaíno não fazia um gol havia quase dois anos: o último tinha sido no dia 25 de setembro de 2023, na vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, no Independência.
Do vinho para a água
O espanhol Chris Ramos estreou em grande estilo no domingo, ao entrar no segundo tempo e fazer dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Juventude no Alfredo Jaconi. No segundo jogo, CR9 já ganhou sua primeira chance como titular, mas não teve o que comemorar. Além de em campo ter participado pouco, ainda levou a pior em uma dividida com Léo Jardim, foi substituído pelo protocolo de concussão e encaminhado ao hospital para exames.
Os 90 minutos
O primeiro tempo foi animado em São Januário. O Botafogo começou melhor e teve duas chances na bola aérea com Arthur Cabral, que aproveitou uma e abriu o placar com apenas sete minutos. O Vasco conseguiu reagir também pelo alto: após um cruzamento de Nuno, Marlon Freitas desviou para trás e acabou dando assistência para Jair empurrar para o gol vazio aos 16. A partir daí, o Gigante da Colina entrou de vez no jogo e passou a dominar territorialmente. Rayan e Coutinho assustaram em chutes da entrada da área, e Vegetti perdeu uma oportunidade cabeceando para defesa de John. A etapa final foi com menos emoção, mas o Vasco deu uma blitz nos primeiros minutos e por pouco não virou o placar. Logo no primeiro minuto, John fez grande defesa em chute de Coutinho, e no rebote Rayan acertou o travessão. Pouco depois, Jair deixou Vegetti na cara do gol, mas ele parou no goleiro, que também salvou um chute no cantinho de Puma na sequência. Daí em diante, o ritmo caiu muito, o Glorioso conseguiu administrar melhor e chegou a levar perigo em dois momentos com Pantaleão.