CBF nas últimas semanas;
• Melhora no calendário do Brasileirão
• Impedimento Semi-Automático quase confirmado no Brasileirão
• Confirmação do Fair Play Financeiro
• Avanço na profissionalização da arbitragem
• Está realizando estudos para padronizar os gramados
Fonte: X Data Fut
Depois de anunciar uma série de mudanças no calendário do futebol nacional a partir de 2026, a Confederação Brasileira de Futebol já tem um novo tópico que considera urgente para se debruçar.
Em função do aumento do número de jogos de forma regional, como Copa Verde, Copa do Nordeste e a nova Copa Sul-Sudeste, além do Brasileiro estendido e a presença de mais clubes na da Copa do Brasil, a entidade quer padronizar os gramados.
O tema é uma das principais demandas feitas pelos clubes da Série A, que terão redução do número de partidas, e fazem o pleito pela qualidade dos pisos para também preservar os jogadores.
Recentemente, houve reclamação por parte do Palmeiras em relação ao campo do Bahia. O tema une clubes com gramado artificial e natural, e a CBF acolhe os dois lados.
Há estudos em curso para padronizar gramados de grama natural e para também considerar os campos sintéticos dentro de uma qualidade similar entre todos os clubes no Brasil.
O presidente da CBF, Samir Xaud, anunciou que além das mudanças no calendário também está prestes a apresentar estudos sobre fair play financeiro e impedimento semi-automático.