A história internacional do Judô Rio ganhou um novo e brilhante capítulo, escrito por Clarisse Vallim e Laryssa Fonseca no Campeonato Mundial Cadete (Sub-18) da Bulgária. Judoca do Clube de Regatas do Flamengo, Clarisse Vallim conquistou a medalha de ouro no último sábado, 30 de agosto, enquanto Laryssa Fonseca, da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, faturou o bronze um dia antes.
Em sua jornada rumo ao título mundial da categoria Meio-Pesado (70kg), Clarisse Vallim esteve impecável, vencendo todas as suas lutas por ippon através de imobilização, começando diante de Elizabeth Miteva (Bulgária), passando por Roksana Gys (Polônia), Kaho Tsuneda (Japão) e Lucie Rullier (França), antes de superar Charlie Thibaut (Canadá), na decisão.
“Estou sentindo muita emoção, felicidade e gratidão, porque eu busco todos os dias ser melhor e estar no topo do pódio. E graças a Deus, junto à ajuda que eu tive na minha preparação, tanto no Flamengo, meu clube, quanto na CBJ, a medalha veio”, contou a judoca ao portal da CBJ, para completar: “Eu estudei todas minhas adversárias e estava preparada para qualquer situação nos combates. Eu lutei com a francesa na Polônia e ganhei dela. A japonesa era bem perigosa, mas eu consegui encaixar minha estratégia. A polonesa eu já tinha lutado contra e tomado um sufoco, mas corrigi meus erros e melhorei. Na final, eu já sabia o que a canadense ia fazer. Eu estava pronta e confiante”.
Na categoria Médio (63kg), Laryssa Fonseca começou com tudo, vencendo Audren Guenneugues (França) por ippon e Indy Arizmendi Nguyen (Porto Rico) por punições. Após cair para Nanami Morita (Japão) por dois waza-ari, a judoca da Umbra-Vasco emplacou mais duas vitórias para chegar ao bronze, sobre Nadia Woznickzo (Polônia) por ippon e Nana Gulbiani (Geórgia) por yuko.
“Eu estou me sentindo muito feliz, minha primeira medalha em um Campeonato Mundial! Foi uma competição muito difícil, mas eu cheguei preparada e estudei muito cada adversária”, celebrou Laryssa Fonseca ao portal da CBJ.
O Judô Rio também foi representado no Campeonato Mundial Cadete por Manuela Maia e Ruan Vasconcelos, do Clube de Regatas do Flamengo, Victor Hugo Silva, da Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama, e Ágatha Paixão, do Judô Comunitário Instituto Reação, além do treinador da Umbra – Vasco André Amorelli, que integrou a comissão técnica. Contando as láureas de Clarisse Vallim e Laryssa Fonseca, a seleção brasileira somou um total de 2 ouros, 1 prata e 2 bronzes na competição, terminando as disputas individuais na 3ª colocação no quadro geral de medalhas.