Matheus França é um dos reforços do Vasco que mais gerou expectativa em São Januário. O camisa 9 tem entrado nos últimos jogos da equipe e vem ganhando a primeira sequência de partidas após um ano e meio, período no qual sofreu com lesões e problemas médicos.
De todos os jogos em que Matheus França foi relacionado, o meia só não entrou em um. A partida em que teve maior protagonismo foi contra o Botafogo, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. O jogador bateu um dos pênaltis que classificou o Vasco para as semifinais.
Contra o Sport e o Flamengo, França criou boas chances de finalização, mas não converteu em gols. Ele já atuou como um atacante móvel na frente e como um camisa 10, na vaga de Coutinho. É visto como um jogador que pode atuar em qualquer posição do meio para frente, mas especialmente como um falso 9 ou segundo atacante, dando mais mobilidade ao ataque.
O jogador tem entrado aos poucos no time. Apesar da expectativa, a diretoria do Vasco e a comissão técnica tem tido cautela com o uso do jogador. Na entrevista coletiva do fim de semana, Fernando Diniz elogiou as características do meia e a contratação do jogador.
— Todos têm contribuído. O Matheus França está entrando em condição, é um jogador muito talentoso. As contratações foram muito bem feitas, com cuidado e trabalho conjunto de muita gente.
A expectativa em torno de Matheus França vem do desempenho que o jogador apresentou no Flamengo e nas categorias de base ainda no Brasil. O jogador é visto como um atleta de muito potencial por Fernando Diniz, Pedrinho e Felipe. Os três foram determinantes na contratação do meia, com conversas diretas sobre as oportunidades que França teria no Vasco.'
Entende-se que ele não foi muito utilizado no Crystal Palace pelas lesões que teve. Foram cinco situações médicas em sequência, entre problemas na virilha e na costela, que minaram as chances do brasileiro se firmar na Inglaterra. A última vez que ele atuou em quatro partidas seguidas no profissional do Palace foi em janeiro de 2024.
Por isso, o Vasco trata o jogador com cautela. Tendo uma continuidade sem lesões, a expectativa é que França vire um 12º jogador do time, podendo até assumir uma vaga no time titular em um futuro a médio prazo.
Matheus França, de 21 anos, está emprestado por um ano pelo Crystal Palace, clube da Premier League.