Futebol

MP 984 pode destinar parte dos recursos da TV para árbitros

A Medida Provisória 984, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e que mudou o direito de arena, agora pode trazer outra mudança significativa no repasse do valor que os atletas recebem pela transmissão das partidas.

Poucos dias depois de ser sancionada, a "MP do Flamengo", como ficou conhecida, foram apresentadas 91 emendas ao texto original. Quatro delas propõem que os árbitros também recebam direito de arena.

O deputado federal e ex-árbitro Evandro Rogério Roman (Patriota-PR), alega que os árbitros são responsáveis por fazer valer o regramento da partida, de forma imparcial e justa, mesmo quando submetidos à intensa pressão psicológica. Portanto, segundo ele, seria justo destinar 1% da parcela proveniente da receita obtida com a exploração de direitos desportivos audiovisuais.

Outro entusiasta da emenda em favor dos juízes é o senador Randolfe Rodrigues, que pede destinação exclusiva ao Sindicato dos Árbitros, de percentual equivalente a 1% da receita com as transmissões, e à entidade caberia a distribuição aos árbitros participantes do espetáculo, em partes iguais.

O deputado Hugo Leal (PSD-RJ) sugere participação de 10% para os atletas e 5% para entidade nacional representativa dos árbitros, com distribuição até para quem trabalhar como árbitro de vídeo. O ponto interessante é o último parágrafo proposto, que insere uma oportuna transparência dos valores arrecadados pela entidade, com a divulgação dos valores recolhidos a título de direito de arena e a devida prestação de contas.

A MP aguarda ainda a definição de um relator. Se em 120 dias ela não for aprovada ou rejeitada expressamente, perde a validade.

"Difícil saber se vai caducar, mas o processo está parado", informa Danrlei Hinterholz, ex-goleiro do Grêmio e hoje deputado federal. "Não vai ser dessa forma, sem diálogo, em meio a pandemia. Não é assim que tem que se tratar a questão. É preciso haver um debate mais amplo. Não adianta ser algo que privilegie poucos clubes", acrescenta o parlamentar que faz parte da chamada "bancada da bola".

Fonte: Blog Lei em Campo - UOL
  • Sábado, 12/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco 0
    Botafogo Botafogo 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Terça-feira, 15/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana Estádio Olímpico Atahualpa
  • Sábado, 19/07/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 22/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 30/07/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil Rei Pelé
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 12 (33,33%)
Empates 10 (27,78%)
Derrotas 14 (38,89%)
Total 36
Gols
Marcados 44 (52,38%)
Sofrido 40 (47,62%)
Total 84
Saldo 4
Cartões
Amarelos 78 (97,50%)
Vermelhos 2 (2,50%)
Total 80