Futebol

Opinião: Clasificação na Copa do Brasil daria moral ao Vasco no Brasileiro

Então Juninho pega dois jogos de gancho por gestos obscenos e por falta violenta. Sendo que no primeiro caso, o gesto era o que uma torcida organizada do Vasco usa como símbolo e foi direcionado para a mesma. No segundo, o juiz durante a partida se limitou a dar um amarelo ao Reizinho.

Essa é a justiça do STJD quando o réu é o Vasco. Punir um jogador por um gesto que não era ofensivo – pelo contrário – e por uma falta que não rendeu uma expulsão no jogo. A pergunta  que eu me faço é, se fosse o Fellipe Soutto ou o Sandro Silva, será que seriam tão rigorosos? Ou se fossem jogadores de outro time qualquer? Depois de ver que as torcidas do São Paulo e do Cruzeiro podem sair na mão sem receber punição igual a que sofreu a torcida do Vasco (que apenas se defendeu dos vândalos marsupiais), tenho minhas dúvidas.

Detalhe: o juiz, que aos olhos do tribunal deveria ter expulsado o Juninho e não o fez, foi absolvido. Dorival Jr. também foi absolvido da acusação de ofensa ao árbitro, acontecida também no jogo contra a mulambada.

Time titular ou time reserva contra o Goiás? Sinceramente, faz diferença? O único que justificaria ser poupado seria o Juninho, que agora, sabe-se lá se poderá jogar contra a Ponte (caso o Vasco recorra da decisão, Juninho poderia conseguir atuar com um efeito suspensivo). O resto, ou é jovem demais para precisar desse tipo de cuidado ou simplesmente não há diferenças qualitativas gritantes entre os titulares e reservas.

Seja o time que for, seria legal ver a torcida comparecer em peso à Arena Maracanã para apoiar o time. Ainda que não dê pra ser a prioridade do momento, a Copa do Brasil é o título possível (ainda que complicado com o time que temos) esse ano e a torcida é mais que válida. Sem falar que, uma classificação para a semifinal não deixará de dar uma moral para o grupo seguir mais confiante no Brasileiro.

Fonte: ge
  • Segunda-feira, 02/02/2026 às 20h00
    Vasco Vasco 0
    Madureira Madureira 0
    Campeonato Carioca A definir
  • Quinta-feira, 05/02/2026 às 20h00
    Vasco Vasco
    Chapecoense Chapecoense
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/02/2026 às 18h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Carioca A definir
  • Quarta-feira, 11/02/2026 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Rayan 2
Puma 2
Philippe Coutinho 2
Jogos
Vitórias 2 (33,33%)
Empates 2 (33,33%)
Derrotas 2 (33,33%)
Total 6
Gols
Marcados 8 (61,54%)
Sofrido 5 (38,46%)
Total 13
Saldo 3
Cartões
Amarelos 5 (71,43%)
Vermelhos 2 (28,57%)
Total 7