Futebol

PC Gusmão frisa poder de marcação dos times de Antônio Lopes

O Vasco recebe o Avaí nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Cruzmaltino, que vem de empate sem gols com o Palmeiras, soma 28 pontos e vive um momento estratégico, pois vai definir nos próximos confrontos se vai brigar na parte de cima da tabela de classificação ou contra o rebaixamento. Com 24 pontos, os catarinenses, após a derrota de 2 a 1 para o Cruzeiro, já começam a se preocupar com a queda para a Segundona.

A partida desta quinta-feira vai marcar o reencontro de Antônio Lopes, atual técnico do Avaí, com o Vasco, onde fez história e teve diversas passagens. Considerado um homem de confiança do ex-presidente Eurico Miranda, que por mais de 20 anos comandou o futebol do clube, o Delegado se tornou o mais vitorioso treinador da história do Cruzmaltino, sendo o comandante na conquista da Copa Libertadores de 1998.

\"O Antônio Lopes é um treinador muito competente, com uma história muito rica no futebol e é muito complicado enfrentar as suas equipes. Normalmente seus times marcam muito bem e não deixam espaços para os adversários. Logo, teremos problemas nesta quinta-feira, mas precisamos do resultado positivo\", disse o goleiro Fernando Prass.

Deixando de lado o reencontro desta quinta-feira, o técnico do Vasco, Paulo César Gusmão, prefere analisar o que sua equipe vai precisar fazer para deixar o gramado com os três pontos. \"Precisamos melhorar o nosso aproveitamento em termos de conclusão, pois como o Campeonato Brasileiro está entrando em uma reta decisiva, as oportunidades de gol diminuem, pois os espaços acabam ficando menores. O Avaí vai jogar para explorar o nosso erro e por isso mesmo temos que ficar ligados\", disse PC Gusmão.

Para o volante Rafael Carioca outro fator importante para o Vasco conquistar a vitória nesta quinta-feira é o apoio dos torcedores.

\"Nós somos mais fortes em São Januário com o apoio dos torcedores e mais uma vez vamos precisar deles contra o Avaí. Será um jogo complicado, contra um rival que vai jogar fechado e forçando o nosso erro. Logo, a torcida precisa jogar ao nosso lado para furar esse bloqueio\", disse Rafael Carioca.

Para este compromisso, o Vasco segue sem poder contar com dois importantes jogadores, pois os meias Felipe, ainda se recuperando de estiramento muscular na coxa direita, e Carlos Alberto, com uma furunculose, continuam afastados. Em compensação Ramon e Max, recuperados de lesões musculares, ficam à disposição e disputam vaga na lateral esquerda, com o volante Jumar, que estava improvisado no setor, ficando como opção no banco de reservas.

Além disso, o atacante Nunes pediu ao treinador PC Gusmão para não jogar porque precisa se recondicionar fisicamente. Fumagalli entrará no meio campo e Zé Zoberto jogará adiantado.

Pelo lado do Avaí, Antônio Lopes tenta trabalhar o aspecto psicológico dos jogadores, abalados com a sequência negativa de resultados. O time não vence desde 15 de agosto pelo Brasileirão, quando fez 3 a 2 no Corinthians, em Santa Catarina. O Delegado disse que o momento vivido pelo Avaí já era esperado.

\"Não vejo motivo para nos desesperarmos, pois quando assumi avisei que o nosso desafio era evitar o rebaixamento do Avaí. Chegamos até mesmo a ocupar a terceira colocação, mas as dificuldades da competição estão fazendo com que a nossa fase não seja das melhores. Todas as equipes passam por isso e tenho certeza de que vamos nos recuperar\", afirmou Lopes.

O Avaí vai a campo muito modificado, pois Lopes vem procurando fórmulas de melhorar o rendimento da equipe. O esquema passa a ser o com três zagueiros, com Gabriel passando a formar trio com Rafael e Emerson. Com isso, o lateral esquerdo Eltinho vai para o banco de reservas e os meias Davi e Sávio se revezarão no setor. O volante Rudnei foi barrado para a entrada de Diogo Orlando. Recuperado de lesão na coxa direita, o atacante Vandinho entra na vaga de Rafael Costa.

No primeiro turno, as duas equipes se enfrentaram no Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC), e naquela ocasião o Avaí venceu por 2 a 0.

FICHA TÉCNICA

VASCO-RJ x AVAÍ-SC

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de setembro de 2010 (Quinta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: João Antônio Neto (DF) e Renato Miguel Vieira (DF)

VASCO: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Titi e Ramon (Max); Rafael Carioca, Nilton, Fellipe Bastos e Fumagalli:Zé Roberto e Eder Luís
Técnico: Paulo César Gusmão

AVAÍ: Renan; Gabriel, Emerson e Rafael; Patric, Diogo Orlando, Marcinho Guerreiro, Caio, Davi e Sávio; Vandinho
Técnico: Antônio Lopes

Fonte: Superesportes