Antes de mais nada, o Vasco avalia a saída de Loide Augusto. O jogador de 25 anos, uma das principais contratações do clube nesta temporada, vem sendo pouco utilizado pelo técnico Fernando Diniz. Diante disso, a diretoria busca interessados no atacante para reduzir a folha salarial.
A Agência RTI Esporte apurou que o angolano recebe cerca de R$ 600 mil por mês. O valor vem sendo considerado elevado pelo diretor esportivo do Vasco, Admar Lopes, que busca reduzir gastos após a chegada de reforços nesta janela de transferências.
Loide Augusto chegou com expectativa de ser protagonista. Porém, não conseguiu se firmar como titular absoluto no time comandado pelo técnico Fernando Diniz. Com rendimento abaixo do esperado, perdeu espaço no elenco e acabou sendo incluido na lista de jogadores negociáveis.
A decisão, nesse momento, está mais ligada ao aspecto financeiro do que ao desempenho esportivo. Assim, a principal alternativa estudada é o empréstimo. O jogador atrai interesse de clubes da Bulgária, Chipre, Grécia, Rússia e Ucrânia.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Vasco trabalha com dois cenários: uma cessão integral, com outro clube assumindo a totalidade dos vencimentos, ou a divisão do salário, em caso de acordo com interessados. A outra é considerada mais viável, dado o valor elevado do contrato.
O entendimento da diretoria é que a saída de Loide Augusto abriria margem para equilibrar as finanças após as contratações de Carlos Cuesta, Robert Renan e Andrés Gómez que foram contratados junto ao Galatasaray, Zenit e Rennes, respectivamente.
Quanto o Vasco pagou por Loide Augusto?
Antes de tudo, Loide Augusto possui contrato de três temporadas com o Vasco. O vinculo, portanto, é válido até dezembro de 2028. O angolano chegou ao Vasco no fim de fevereiro de 2025. O clube carioca pagou 1,5 milhão de euros (R$ 9 milhões, à época) ao Alanyaspor, da Turquia.