Da amizade na arquibancada a um dos jogos mais tradicionais do futebol brasileiro, Vasco e Palmeiras protagonizam mais um capítulo dessa rivalidade hoje, às 19h, no Allianz Parque, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar da grandeza dos clubes, o que se viu na última década foi um completo domínio alviverde no confronto. Prova disso é de que o cruz-maltino já acumula 13 partidas sem vitória e, se não ganhar desta vez, serão 10 anos de um dos maiores jejuns no cenário nacional.
A última vez que o Vasco superou o Palmeiras foi no dia 8 de novembro de 2015, quando Rafael Silva e Nenê marcaram na surpreendente vitória por 2 a 0, em São Paulo, pelo Brasileiro. Mesmo somando três pontos fora de casa, a equipe carioca não resistiria à luta contra o rebaixamento e cairia para a segunda divisão pela terceira ocasião em sua história.
Do outro lado, a paulista vem de quatro vitórias consecutivas no duelo, sendo que em nenhuma delas sofreu um gol. No primeiro turno, Vitor Roque decidiu a partida disputada no Mané Garrincha, em Brasília, por conta da venda do mando de campo pela diretoria cruz-maltina. Na contramão da desigualdade recente de forças, Vasco e Palmeiras já estiveram, na mesma época, entre os melhores times do Brasil.
O auge da rivalidade foi a final da Mercosul de 2000, o que, até hoje, é lembrada como um dos jogos mais épicos da história do futebol sul-americano. E não é força de expressão. Ainda vivendo os anos de glória da parceria com a Parmalat, sua então patrocinadora máster, o alviverde encaminhou o título continental ao fazer 3 a 0 no primeiro tempo. No entanto, o cruz-maltino contou com Juninho Paulista e um hat-trick (três gols) do craque Romário para conseguir a maior virada de sua história, em pleno estádio Palestra Itália. Naquele ano, o presidente Eurico Miranda também levaria a equipe ao seu quarto título brasileiro.
Últimos cinco confrontos
Vasco e Palmeiras se enfrentam hoje pelo Campeonato Brasileiro, com o Vasco tentando quebrar um jejum de 13 jogos sem vencer o rival alviverde, que se prolonga desde 2015. Na última década, o Palmeiras dominou o confronto, com quatro vitórias seguidas e sem sofrer gols. A rivalidade histórica entre os clubes remonta a momentos épicos, como a final da Mercosul de 2000, quando o Vasco protagonizou uma virada histórica.