A semana tem sido pesada para os jogadores do Vasco, pois em todas as entrevistas eles são perguntados sobre o sentimento de enfrentar o Flamengo num jogo decisivo. As duas equipes se encontrarão neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro, pelas semifinais do Campeonato Carioca, primeiro turno do Campeonato Carioca.
Isso porque nos últimos anos o Cruzmaltino tem perdido todas as decisões para o Rubro-Negro. Foi assim no tricampeonato carioca de 1999-2000-2001, no Estadual de 2004 e na Copa do Brasil de 2006. Até mesmo nas semifinais da Taça Guanabara do ano passado deu Rubro-Negro, que garantiu a vaga nos pênaltis após empate no tempo normal. O retrospecto, porém, não preocupa os vascaínos.
"Para o Vasco isso não é um problema e sim o combustível para garantirmos esse triunfo e a nossa classificação. Se esse grupo eliminar o Flamengo será importante para todos nós", disse Alfredo Sampaio, técnico do Vasco.
Os jogadores do Vasco estão procurando minimizar o desgaste de terem que quebrar uma escrita recente. Para o goleiro Tiago é importante os vascaínos encararem essa partida como um clássico natural.
"Temos que encarar essa partida como ela é, ou seja, um jogo especial por ser um clássico regional e válido pelas semifinais da Taça Guanabara. Mas temos que estar pressionados por resultados do passado, até porque o clássico tem um histórico de vitórias e derrotas para as duas equipes. É um jogo importante pelo que representa as duas equipes e não por causa de históricos recentes", afirmou Tiago.
O time que vai a campo só deverá ser definido por Alfredo Sampaio nesta sexta-feira, quando acontecerá mais um trabalho tático. No sábado será dia de recreativo, que vai anteceder ao período de concentração para o jogo. Alfredo deverá usar a concentração para exibir aos jogadores vídeos motivacionais a fim de mobilizar ainda mais os seus comandados para o confronto decisivo. Também deverá ser mostrado aos atletas teipes de confrontos recentes do Flamengo neste Campeonato Carioca.